Este é blog do NTE Altamira - espaço destinado à pessoas que se interessam por educação e tecnologia, utilização de práticas pedagógicas aplicadas à educação através do uso das diversas tecnologias existentes.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mídias na Educação

As turmas de 2007 e 2008 devem ingressar no nível de Especialização no inicio de 2011 após a aprovação do projeto que se encontra tramitando na Câmara de Ensino da UFPA.
Os cursistas egressos da turma de 2008 deverão receber os certificados do ciclo básico e do intermediário a partir de outubro deste ano em cerimônia a ser realizada em seus pólos. Ainda este ano acontecerão várias oficinas nos pólos onde ocorreram os encontros iniciais e finais do ciclo básico.
A CTAE/SEDUC e a FACOM/UFPA estabeleceram uma parceria desde a primeira oferta do curso. E a grande maioria dos cursistas do Mídias são professores da rede pública de ensino do Pará. Esta parceria reestabeleceu-se para que possamos dar continuidade ao Curso Mídias em mais de 20 pólos do Estado. E em setembro próximo iniciarão novas turmas do Curso Mídias em Educação – Nível de Extensão para aqueles professores que se inscreveram na Plataforma Freire em 2009.
Adaptação do texto de Aurea Albuquerque (SEDUC/CTAE/PROINFO, Otacilio Amaral(UFPA) e Debise Mesquita(SEDUC/CTAE).
Mais informações em
http://ctaeseducpa.wordpress.com

terça-feira, 17 de agosto de 2010

4º Concurso de Desenho e Redação da CGU

“Como será o futuro do Brasil com o dinheiro público bem aplicado?” Essa é a pergunta apresentada aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, de todo o país, como tema do 4º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU). O concurso visa a despertar nos estudantes o interesse pelo controle social, a ética e a cidadania por meio da promoção da reflexão e do debate no ambiente escolar.
As escolas interessadas em participar do Concurso deverão acessar o site Criança Cidadã – Portalzinho da CGU no endereço eletrônico www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos, onde encontrarão o material de divulgação, o regulamento do concurso, a ficha de inscrição e os formulários de realização dos trabalhos.

Os desenhos concorrerão nas categorias 1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano do ensino fundamental. Já as redações serão divididas nas categorias 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano do ensino fundamental, Ensino Médio (1º ao 3º ano) e Educação de Jovens e Adultos.

Premiação:
Os primeiros colocados de cada categoria receberão certificado e um computador; os segundos colocados, certificado e uma máquina fotográfica digital; e os terceiros, certificado e um aparelho de DVD. Os professores dos primeiros colocados também ganharão um computador.
As escolas responsáveis pelos três melhores planos receberão, cada uma, um computador, uma máquina fotográfica digital e um aparelho de DVD, além de certificado e troféu.
As escolas que elaborarem estratégias para sensibilizar e mobilizar seus alunos em torno do tema do concurso também poderão concorrer ao título de Escola-Cidadã.

A avaliação dos trabalhos será feita por Comissão Julgadora, a ser designada pela CGU, e o anúncio dos melhores em cada categoria ocorrerá até 19 de novembro de 2010. Os prêmios serão entregues pessoalmente aos vencedores, no mês de dezembro de 2010, por ocasião das comemorações do Dia Internacional Contra a Corrupção.

Mais informações
www.cgu.gov.br/concursos
www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos

Encontro dos Multiplicadores dos NTEs

Nos dias 04, 05 e 06 de agosto, os professores multiplicadores dos NTEs da capital e dos municípios de Ananindeua, Altamira, Benevides, Bragança, Castanhal, Marabá, Redenção, Santarém e Tucuruí, reuniram-se em Belém, no auditório do NTE Prof. Washington Luís para o Encontro dos Multiplicadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional-NTE.

A Coordenação de Tecnologias Aplicadas à Educação-CTAE esteve conosco durante esse encontro, onde houve discussões, reflexões e socialização dos avanços das atividades realizadas pela CTAE e os NTEs.

Houve palestras sobre o Portal do Professor, Rádio Escola, informes administrativos, oficina sobre a lousa digital e ferramentas tecnológicas que contribuirão para melhorar o processo de implantação das Tecnologias Educacionais no Estado do Pará e garantir uma melhor educação aos estudantes da rede pública estadual.

Cada NTE expôs o cronograma de atividades, dificuldades e soluções referentes às atividades realizadas durante o 1º semestre. Discutimos sobre o concurso de “blogs” e outras atividades a serem realizadas durante o 2º semestre deste ano.

Deixamos nossos agradecimentos e parabéns ao Profº Luís Cavalcante, Profº Marcelo Carvalho, Profª Áurea Albuquerque, e à equipe do NTE Prof. Washington Luís.

O encontro foi valiosíssimo! Abraços e sucesso aos colegas multiplicadores!

(Texto por: Luzilene Reis)

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Oficina de Blogs NTE Altamira


Atendendo a solicitação de vários professores o NTE de Altamira estará promovendo, nos dias 28, 29 e 30 de junho uma oficina para a criação e utilização de "blogs" educacionais.

Alunos e professores das escola publicas e privadas são convidados a participar desta oficina.

Lembramos ainda que teremos em AGOSTO a etapa regional do CONCURSO DE BLOGS em Altamira. Os classificados nas categorias "Blog do Professor", "Blog do aluno" e "Blog da Escola" irão participar da etapa Estadual do concurso.

Haverá certificação para os participantes e premiação para os primeiros colocados.

Não percam esta oportunidade, aguardamos sua inscrição, clique no link abaixo:


sexta-feira, 18 de junho de 2010

FORMAÇÃO CONTINUADA AOS DOCENTES EM ANAPU


O NTE em prosseguimento às ações contidas no Planejamento do ano 2010, realizou no período de 07 a 11 de Junho, mais uma formação continuada curso 40 h aos docentes do Município de Anapu. A ministrante foi a Profª Multiplicadora Sildenira de Fátima Alvarez.

terça-feira, 1 de junho de 2010

II Semana de Tecnologias Educacionais





O NTE se fez presente na II Semana de Tecnologias Educacionais do Campus de Altamira – UEPA, nos dias 24 a 28/05/10.


Na Segunda dia 24 o Coordenador do NTE Domingos de Morais palestrou sobre a temática do evento “Desafios da Formação docente na Sociedade do conhecimento”


A Profª mutiplicadora Inês Trevisan ministrou o Mini-curso - Projetos escolares: possibilidades de inovação com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e contou com a participação de 36 acadêmicos e professores. Teve como objetivo desenvolver projetos de aprendizagem que integrem o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ao processo ensino-aprendizagem em uma perspectiva interdisciplinar.


Nesta perspectivas levou-se em consideração as características e conteúdos de cada nível de escolaridade. Os participantes foram convidados a se assumir como um Profissional em mudança.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

PROGRAMA ALUNO INTEGRADO

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE ALTAMIRA

INSCRIÇÕES ENCERRADAS


PROGRAMA ALUNO INTEGRADO – INFORMES GERAIS

1.O que é o Programa Aluno Integrado?

É um programa do MEC cuja proposta prevê a Qualificação de Alunos da Rede Pública em Tecnologia Digital.

2.Quem elaborou o programa?

O programa foi desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância – SEED e Secretaria de Educação Básica – SEB, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais – LabTime. No Estado do Pará, a instituição que coordena o programa é a SEDUC através da CTAE(Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação) com o apoio dos NTEs que orientam as ações do programa nos municípios.

3.Quais os objetivos do Programa Aluno Integrado?

O curso visa maior participação dos alunos, a fim de dinamizar as atividades escolares e valorizar o protagonismo juvenil, promovendo a inclusão social e a profissionalização.

Outros objetivos do programa são:

- promover oportunidades de expansão e troca de informações e de conhecimentos entre os diversos atores participantes;

- possibilitar que as escolas agreguem esses conhecimentos e mobilizem seus integrantes a fim de intensificar o uso do laboratório de informática e, assim, a inclusão dessa escola na sociedade em rede;

- potencializar sua inserção no mercado de trabalho.

4.Quantas vagas serão ofertadas?

Este ano de 2010 serão ofertadas 100.000 vagas em todo o país e o curso está previsto para iniciar em 27 de maio de 2010. No Pará serão ofertadas 4040 vagas. Para a região do NTE Altamira foram disponibilizadas 300 vagas.

5.Como será o curso?

Os alunos selecionados precisam ter acesso à laboratório de informática, com internet; no caso, os alunos selecionados utilizarão o laboratório da escola.

- o curso será todo na modalidade a distância, sendo que haverá um encontro presencial obrigatório, com carga horária de 8h;

-o cursista receberá certificado de extensão da Universidade Federal de Goiás;

-o curso terá 5 (cinco) módulos: Introdutório, Hardware, Sistemas Operacionais, Manutenção de Computadores, Aplicativos.

-São 180 h de curso, durante 05 meses.

6.Quem organiza e orienta o Programa em Altamira?

O NTE Altamira a partir das orientações do MEC e da CTAE/SEDUC.


7.O aluno receberá bolsa?

Não. Mas serão selecionados prioritariamente os alunos que participarão do Projeto Aluno Argonautas que recebem bolsas pelo Projeto Portas Abertas e alunos que já participaram do Aluno Integrado em 2009.

8.Quais são os critérios para a seleção de alunos?

-Ser aluno regularmente matriculado na rede estadual de ensino

-Estar cursando a partir da 8ª série(podendo participar inclusive alunos da EJA);

-Ter no minimo 15 anos de idade( não há idade máxima)

Texto: NTE Bragantino (Com adaptações)

quarta-feira, 7 de abril de 2010

I SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

“A tecnologia como instrumento na formação sócio-educativa”, este é o tema do I Seminário de Tecnologia na Educação Escolar sob a coordenação do NTE- Núcleo de Tecnologia Educacional com apoio de parceiros como: CREDPARÁ, SEMEC, UFPA, UEPA. Realizado no período de 25 a 26 de março de 2010, no Centro de Convenções. O evento possibilitou não só a participação mas a sensibilização de educadores, quanto ao uso das tecnologias, de toda a Região do Xingu como, Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Anapu.


A finalidade deste I seminário de tecnologia foi estimular o professor da Educação Básica de todas as áreas do conhecimento, a utilizar as tecnologias em sua prática pedagógica. Contribuindo, assim, para a formação do educador quanto ao uso das tecnologias no processo educativo. Considerando as dificuldades que os professores têm em ministrar suas aulas inserindo o recurso das tecnologias, este seminário sobre a tecnologia na escola veio contribuir nesse sentido. Os organizadores disponibilizaram aos mesmos atividades como palestras, discussões, relatos de experiências com projetos e oficinas que os levaram a refletir a necessidade em interagir com as tecnologias de informação e comunicação, também na educação, haja vista, que essas ferramentas fazem parte do cotidiano do homem contemporâneo e a escola não pode fugir a esse contexto.


Os temas abordados foram dois: “A influência da Tecnologia no cotidiano Escolar e sua aplicabilidade na sala de aula” ministrada pela professora mestra Daniela Noal (UFPA) que abordou de forma crítica a necessidade do professor inserir, em sua prática, a tecnologia.

E “O Docente e a sociedade do conhecimento: necessidade de educação continuada – EaD” ministrada pelo professor Doutor Paulo Lucas da Silva (UFPA), que expôs de forma agradável e crítica a questão da EaD que tem avançado, na educação.


Também foram relatadas experiências exitosas de professores que realizaram projetos em sala de aula como o da EEEM Brasil Novo, os professores relataram o projeto “Assoreamento de Igarapés no Município de Brasil Novo”, este trabalho já foi apresentado até na Tunísia (África).



O Professor José Marcelino, da EEEM Polivalente expôs sua experiência com Rádio Escola e Blog Educacional.

Os Debates sobre os temas ministrados e o Bate-papo sobre “Gestão dos espaços da Tecnologia na escola” os educadores manifestaram a preocupação de como estão sendo utilizados os espaços tecnológicos. A Secretária de Educação do Município, professora Nilcéia Moura, informou que o município tem vários espaços tecnológicos e que nos mesmos estão lotados professores especialistas ou técnicos e que as salas de informática funcionam conforme a proposta da escola.

As Oficinas envolveram diversos temas relacionados ao uso das tecnologias de comunicação de forma pedagógica, este foi o momento mais esperado pelos professores que estavam ansiosos para a realização das mesmas. Os temas foram: Ensino da Matemática Dinâmica: introdução ao uso do Geogebra, Construção de Blogs Educacionais, Aprendendo e Ensinando com sites Educacionais, Projeto Aprendizagem com o uso da tecnologia, Celular: uma ferramenta Educativa, Construindo conhecimento pelas ondas do Rádio, Vídeo/filmes na sala de aula, Jornal na escola: interação e construção, Sites de relacionamentos: um novo olhar sobre as relações interpessoais e Conhecendo a Plataforma Linux.


O resultado desejado, que era estimular os professores a usarem as TICs, foi contemplado, pois os Educadores ficaram muito satisfeitos com o evento e solicitaram que trabalhos como esse fosse realizado com mais frequência. As sugestões já foram incluídas no Planejamento do NTE.

Agradecemos a todos que colaboraram de alguma forma para que o I seminário de Tecnologia na Educação Escolar fosse realizado e obtivesse os resultados alcançados.

Apresentação cultural da Escola de Ballet Nathyanne Diniz


Materiais de apoio utilizados durante o seminário e oficinas

Downloads

Slide - Oficina Jornal na Escola

Apostila - Oficina Matemática - Geogebra

Slide - Oficina de Projetos

Slide - Oficina uso do Celular

Palestra Prof. Dr. Paulo Lucas / UFPA

Slide - Sites de Relacionamentos

quarta-feira, 24 de março de 2010

Encerramento das Inscrições

Informamos que devido a grande demanda, encerramos as inscrições das oficinas abaixo via e-mail e/ou salas de informática das escolas.

Podendo ainda ser realizada no NTE-Altamira ou pelo Fone: (93) 3515-3423, caso haja vaga.

- Construindo Blogs Educacionais
- Aprendendo e Ensinando com Sites Educacionais
- Projeto Aprendizagem com Uso da Tecnologia
- Ensino da Matemática Dinâmica: Introdução ao uso do Geogebra
- Trabalhando Vídeo/filmes em Sala de Aula
- Jornal na Escola: construção e interação
- Conhecendo a Plataforma Linux

Agradecemos a compreensão de todos.

segunda-feira, 1 de março de 2010

I Seminário de Tecnologia na Educação escolar


"A tecnologia como instrumento na formação socioeducativa"


I Seminário de Tecnologia na Educação escolar
Inscrições

No mês de março o Núcleo de Tecnologia de Educação de Altamira realizará I Seminário de Informática na Educação Escolar. Trata-se de um seminário com objetivo de:

• Estimular professores da educação básica de todas as áreas do conhecimento, a utilizar as tecnologias na sua prática pedagógica.

• Discutir a tecnologia aplicada à educação escolar contribuindo para a formação do educador quanto ao uso das tecnologias no processo educativo.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas na forma:

Presencial – no NTE (escola Polivalente) e salas de informáticas nas escolas

Por Email: ntealtamira@seduc.pa.gov.br

Dados Necessários:
NOME COMPLETO
ENDEREÇO
TELEFONE
EMAIL
ESCOLA (EM QUE ESTA LOTADO)
VÍNCULO (SEDUC OU SEMEC)
NOME DA OFICINA QUE DESEJA PARTICIPAR

Data: 25 /03/ 2010
Horário: 8:00 - 21:30h
Local: Centro de Convenções
Contato: (93) 3515-3423

Programação das Oficinas

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Nome da oficina: Ensino da Matemática Dinâmica: introdução ao uso do Geogebra

Local: Sala de informática do Dairce Pedrosa Torres

Resumo

Oficina para professores de matemática trabalhará o Software de Geometria Dinâmica é um software livre, pode ser instalado de forma gratuita em qualquer computador. Permite construir conhecimentos de forma simples nas áreas de geometria plana, geometria analítica, funções e outros temas.

Ministrantes: Fabrício Malveira e André Sassano Número de Vagas: 30

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Nome da oficina: Blogs educacionais

Local: Sala de informática da Escola Polivalente

Resumo

Oficina destinada a todas as áreas de conhecimento e trata de como criar e utilizar os blogs educacionais, para o desenvolvimento das disciplinas pedagógicas

Ministrantes: Poliana Café e Largete Mauad Número de Vagas: 30

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Nome da oficina: Aprendendo e Ensinando com Sites Educacionais

Local: Laboratório do NTE

Resumo

Oficina destinada a todas as áreas de conhecimento, nela você passará a conhecer e explorar ambientes que disponibilizam materiais digitais em diversos meios.

Ministrantes: Maria Rita e Marta Gonçalves Número de Vagas: 30

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Nome da oficina: Projetos de aprendizagem

Local: Sala de aula da Escola Polivalente

Resumo

Propõe-se trabalhar os fundamentos e a prática de projetos a ser desenvolvido em sala de aula com o uso das tecnologias educacionais.

Ministrantes: Inês Trevisan e Neusa Bernardes Número de Vagas: 50

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Nome da oficina: Celular: Uma ferramenta educativa

Local: Sala de aula da Escola Polivalente

Resumo

Trabalhará o uso pedagógico dos celulares por meio de atividades interdisciplinares, utilizando os recursos oferecidos por estes aparelhos.

Ministrantes: Marly Cardoso e Luzia Bernardes Número de Vagas: 25

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Nome da oficina: Construindo Conhecimento pelas ondas do rádio

Local: Sala de aula da Escola Polivalente

Resumo

Ministrantes: Domingos de Morais e J. Marcelino Número de Vagas: 30

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Nome da oficina: Vídeo/filmes na sala de aula

Local: Sala Base NTE (Escola Polivalente)

Resumo

-A oficina terá inicio com a apresentação do material (equipamentos:rádio, mesa de som, microfone, celular, caixa de som e material de pesquisa;

-Segue a apresentação das formas de elaborar o roteiro do programa e buscar a informação(livros, revistas, internet, jornais impressos, entrevistas, etc.) e sua adaptação para o rádio; Como fator ilustrativo, será apresentado programas de rádios prontos e gravados em Cds

-Para finalizar será elaborado e gravado um pequeno programa com o tema a tecnologia


Trará algumas formas de trabalhar pedagogicamente os vários tipos de vídeos, (documentários, informativos, ficção científica, entre outros) destinada a todas as áreas do conhecimento.

Ministrantes: Maria Ivone e Ítala Número de Vagas: 30

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Nome da oficina: Jornal na escola: interação e construção

Local: Sala de vídeo Polivalente

Resumo

Utilização do jornal como recurso pedagógico da informação em conhecimento para a formação intelectual e cognitiva. Se fará diagramação e confecção de um jornal, bem como uma exposição de jornais aos participantes.

Ministrantes: Luzilene Reis e Delma Cardoso Número de Vagas: 30

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Nome da oficina: Site de relacionamentos: um novo olhar sobre as relações interpessoais

Local: NTE Altamira (Escola Polivalente)

Resumo

Site de relacionamentos, com enfoque nas relações interpessoais e seu uso pedagógico com segurança na Internet

Ministrantes: Fafá Alvarez e Keyla Stevan Número de Vagas: 30

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Nome da oficina: Conhecendo a Plataforma Linux

Local: Sala de Informática da Escola Polivalente

Resumo

Operação de hardware e software. Gravar, copiar, trabalhar documentos, baixar vídeos, remoção de vírus de pen drive na plataforma linux, gravar cd (Brasero).

Ministrantes: Gilcivaldo Gama Número de Vagas: 30