Este é blog do NTE Altamira - espaço destinado à pessoas que se interessam por educação e tecnologia, utilização de práticas pedagógicas aplicadas à educação através do uso das diversas tecnologias existentes.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

I SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

“A tecnologia como instrumento na formação sócio-educativa”, este é o tema do I Seminário de Tecnologia na Educação Escolar sob a coordenação do NTE- Núcleo de Tecnologia Educacional com apoio de parceiros como: CREDPARÁ, SEMEC, UFPA, UEPA. Realizado no período de 25 a 26 de março de 2010, no Centro de Convenções. O evento possibilitou não só a participação mas a sensibilização de educadores, quanto ao uso das tecnologias, de toda a Região do Xingu como, Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Anapu.


A finalidade deste I seminário de tecnologia foi estimular o professor da Educação Básica de todas as áreas do conhecimento, a utilizar as tecnologias em sua prática pedagógica. Contribuindo, assim, para a formação do educador quanto ao uso das tecnologias no processo educativo. Considerando as dificuldades que os professores têm em ministrar suas aulas inserindo o recurso das tecnologias, este seminário sobre a tecnologia na escola veio contribuir nesse sentido. Os organizadores disponibilizaram aos mesmos atividades como palestras, discussões, relatos de experiências com projetos e oficinas que os levaram a refletir a necessidade em interagir com as tecnologias de informação e comunicação, também na educação, haja vista, que essas ferramentas fazem parte do cotidiano do homem contemporâneo e a escola não pode fugir a esse contexto.


Os temas abordados foram dois: “A influência da Tecnologia no cotidiano Escolar e sua aplicabilidade na sala de aula” ministrada pela professora mestra Daniela Noal (UFPA) que abordou de forma crítica a necessidade do professor inserir, em sua prática, a tecnologia.

E “O Docente e a sociedade do conhecimento: necessidade de educação continuada – EaD” ministrada pelo professor Doutor Paulo Lucas da Silva (UFPA), que expôs de forma agradável e crítica a questão da EaD que tem avançado, na educação.


Também foram relatadas experiências exitosas de professores que realizaram projetos em sala de aula como o da EEEM Brasil Novo, os professores relataram o projeto “Assoreamento de Igarapés no Município de Brasil Novo”, este trabalho já foi apresentado até na Tunísia (África).



O Professor José Marcelino, da EEEM Polivalente expôs sua experiência com Rádio Escola e Blog Educacional.

Os Debates sobre os temas ministrados e o Bate-papo sobre “Gestão dos espaços da Tecnologia na escola” os educadores manifestaram a preocupação de como estão sendo utilizados os espaços tecnológicos. A Secretária de Educação do Município, professora Nilcéia Moura, informou que o município tem vários espaços tecnológicos e que nos mesmos estão lotados professores especialistas ou técnicos e que as salas de informática funcionam conforme a proposta da escola.

As Oficinas envolveram diversos temas relacionados ao uso das tecnologias de comunicação de forma pedagógica, este foi o momento mais esperado pelos professores que estavam ansiosos para a realização das mesmas. Os temas foram: Ensino da Matemática Dinâmica: introdução ao uso do Geogebra, Construção de Blogs Educacionais, Aprendendo e Ensinando com sites Educacionais, Projeto Aprendizagem com o uso da tecnologia, Celular: uma ferramenta Educativa, Construindo conhecimento pelas ondas do Rádio, Vídeo/filmes na sala de aula, Jornal na escola: interação e construção, Sites de relacionamentos: um novo olhar sobre as relações interpessoais e Conhecendo a Plataforma Linux.


O resultado desejado, que era estimular os professores a usarem as TICs, foi contemplado, pois os Educadores ficaram muito satisfeitos com o evento e solicitaram que trabalhos como esse fosse realizado com mais frequência. As sugestões já foram incluídas no Planejamento do NTE.

Agradecemos a todos que colaboraram de alguma forma para que o I seminário de Tecnologia na Educação Escolar fosse realizado e obtivesse os resultados alcançados.

Apresentação cultural da Escola de Ballet Nathyanne Diniz


Materiais de apoio utilizados durante o seminário e oficinas

Downloads

Slide - Oficina Jornal na Escola

Apostila - Oficina Matemática - Geogebra

Slide - Oficina de Projetos

Slide - Oficina uso do Celular

Palestra Prof. Dr. Paulo Lucas / UFPA

Slide - Sites de Relacionamentos

2 comentários:

NTE BELÉM-PA disse...

Exemplo: todos os NTEs, não só os do Estado do Pará e sim todos os do Brasil devem se mirar nesta iniciativa de vocês e realizarem seminários semelhantes.
Garanto que os professores agradeceriam.

Parabéns!

Marcelo Carvalho

Anônimo disse...

Os arquivos referentes a este seminário foram retirados do www.4shared.com? Gostaria de ler o material de vocês! Adorei a ideia para ser implantada na minha escola