Este é blog do NTE Altamira - espaço destinado à pessoas que se interessam por educação e tecnologia, utilização de práticas pedagógicas aplicadas à educação através do uso das diversas tecnologias existentes.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Mestrado Profissional em Formação Científica para Professores de Biologia

Esse curso presencial voltado ao aprendizado da filosofia e dos conceitos de ciência e ao mesmo tempo ao aperfeiçoamento teórico em biologia moderna.

A ênfase do curso reside em uma formação prática, baseada no uso de experimentos simples e efetivos que poderão auxiliar o aprendizado em sala de aula.

Esperamos que o curso leve a uma capacitação profissional eficiente de modo a permitir aos professores elaborarem novas técnicas e processos usando o método científico e a aplicar conhecimentos, tecnologias e resultados científicos para transmitir com eficiência o conteúdo programático exigido pelo Ministério da Educação.

Essa iniciativa tem como objetivo final “formar mestres, professores reflexivos e críticos nos diferentes conteúdos da Biologia que saibam pesquisar, localizar no futuro a pesquisa que interesse a sua profissão, incluir a pesquisa na sua atividade profissional, de forma que eles possam estar em contínua autoformação atuando como promotores e partícipes de uma Escola que se encontra em ininterrupta formação profissional, consequentemente habilitando o seu aluno para atuar no mercado de trabalho e exercer a cidadania em plenitude”.

Os objetivos do Mestrado podem ser resumidos da seguinte maneira:

  1. Formação científica, com ênfase na ampliação da experiência científica do professor-aluno em laboratórios de pesquisa da UFRJ, modificando sua visão da Biologia e incorporando a seu discurso as premissas básicas do método científico;
  2. Formação teórico-prática complementar, onde o professor-aluno terá acesso através de aulas teóricas e práticas a conceitos novos e atualizados nas diferentes disciplinas do conhecimento na área da Biologia. Para tal, será utilizada uma escola pública estadual como modelo experimental para o desenvolvimento de aulas práticas;
  3. Desenvolver ou acompanhar atividades de pesquisa científica em temas atuais da Biologia que os habilitem para uma melhor compreensão dos diferentes conteúdos;
  4. Desenvolvimento e avaliação de métodos, materiais didáticos e práticas para o ensino de Biologia de níveis fundamental e médio;
  5. Estimular os professores a se dedicarem integralmente à Escola.

PÚBLICO ALVO: Profissionais licenciados em Biologia. A idéia principal é receber professores dos ensinos fundamental e médio que já estejam atuando em escolas públicas ou privadas, mas que estão em busca de atualização.

Maiores informações sobre carga horária, disciplinas, professores e linhas de pesquisa podem ser encontradas no projeto pedagógico e regulamento do curso.

Veja a chamada pública para o primeiro semestre de 2011, com início em Junho.

Prof. Fabricio Malveira

Nenhum comentário: