Este é blog do NTE Altamira - espaço destinado à pessoas que se interessam por educação e tecnologia, utilização de práticas pedagógicas aplicadas à educação através do uso das diversas tecnologias existentes.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Como está sua prática como formador?

“Ao dizermos que a integração do computador aos programas de ensino é algo que “tem um forte componente cultural”, estamos retomando a idéia de que os professores atualmente em exercício, que têm a missão de preparar o terreno para essa “nova cultura”, foram formados em uma cultura precedente, distanciados do manuseio da informática na vida cotidiana ou como recurso pedagógico, tecnologia essa que sequer existia nos moldes que hoje conhecemos. Conseqüentemente, é muito comum que professores estabeleçam, implícita ou explicitamente, relações conflituosas com a informática, manifestando fobias de toda sorte, preconceitos, receios, insegurança, limitação de visão, etc. (...)” (Lacerda, 2001, p. 39-40)

Façam uma análise de sua prática de formador de crianças, jovens e adultos, de seus receios e dificuldades em lidar com essa tecnologia em nosso cotidiano escolar.

24 comentários:

blog dos malinhas disse...

A pratica como formador é sempre colocada em questão quando empenhamos nossos objectivos em buscar meios para facilitar e dinamizar a pratica de ensino. A forma de ministrar as aulas é sempre uma preocupação do formador.A tecnologia hoje nos abre um leque de opções e ela faz parte do nosso dia-a-dia.
Hoje em minha escola a "TECNOLOGIA" esta ultrapassada ultimamente estamos sem Internet,(temos o retroprojecto, o dvd ) mas a maioria dos alunos tem acesso fora da escola dessas tecnologias pois utilizamos pesquisas na Internet,trabalhos extra-classe com utilização de cameras digitais para impressão e filmagens de trabalhos de campo etc...
Hoje trabalhamos com a atualidade apartir do que esta na midia(Jornais , entrevistas, documentarios Jornalismo em geral).
Acredita-se que a tecnologia da informatica é um dos meios para transformar a sociedade e a educação brasileira no sentido de que é atrativa e temos contatos com tudo que acontece em nosso pais e no mundo ,e é um meio de informação precisa e rapida principalmente porque hoje nos vivemos num mundo globalizado onde está informado é imprescindível.
No que diz respeito a ter ou não ter resistencias em relação a tecnologia eu digo que nunca tive resistencia, pois muitas vezes ,mesmo não tendo acesso direto ao um computador sempre procurei fazer cursos e me atualizar e ultimamente tenho utilizado a internet para pesquisas e tambem como instrumento de meu trabalho.
Na minha opinião ,um dos aplicativos do botoset Linux mais viáveis seria a utilização dos slides ou seja o broffice.org apresentações, pois com este aplicativo podemos utilizar imagens e topicos para apresentar um assunto a turma com a utilização do data-show.O aluno além de visualizar o assunto ele vai ter a noção da explicação do professor.
O melhor do curso foi a integração do grupo e a facilidade de aprendizado e conhecimento do botoset Linux, juro que tinha pavor desse programa até porque não conhecia estava muito acostumada ao windows, e o aspecto negativo do curso seria a Internet que me deixou muitas vezes frustrada , sabemos que aqui em Altamira o sinal da Internet não é boa.

NTE Altamira - PA disse...

Certamente a tecnologia está facilitando o aprendizado das novas gerações.Desafia-nos, porém, a terefa de mediar esse aprendizado que, com tantos possibilidades, deriva por acertivas inconsistentes e de auto afirmação negativa (própria dos adolescentes) prejudicial ao cidadão (ã).
Quanto ao uso dela no quotidiano escolar ainda carecemos da adesão dos docentes como fator de possibilitante da interdisciplinaridade que está intimamente associada à tecnologia.

Unknown disse...

A informática é sem dúvida nenhuma o maior desafio para a maioria dos professores,nós não temos tempo de dedicar ao computador e, na maioria das vezes não temos em casa e, quando tem na escola não está ao nosso alcance.
A tecnologia está presente em toda a minha vida, tanto no meu trabalho particular como na vida de educador apesar de ter resistido ao tempo sei que terei que enfrentar e correr através do tempo perdido.
Não diria resistência, mudança não é fácil de fazer, leva tempo e muita coragem. O computador não só pode contribuir na nossa vida em todos os sentidos como acho improvável que alquem no mundo atual tenha sucesso na vida profissional em qualquer área sem o uso desta máquina que nos enfeitiça e vicia. Faz nos verdadeiros dependentes.
BotoSet Linux para mim está deixando de ser novidade,qualquer comentário no momento não seria justo, a única coisa que posso dizer é que estou maravilhado
diria que estou deixando a escuridão e partido para um mundo cada vez sem fronteiras.
Em relação ao curso sem o mesmo não estaria comentando um blogger, veja que maravilha.

FRANCISCO A O FURTADO.COM disse...

Vejo que, diante do vasto campo que o computador e a internet possibilitam quanto a aprendizagem, todos nós educadores ainda temos um longo trabalho pela frente que é primeiro compreender como usar tais ferramentas para então podermos aplicarmos em nossas aulas tornando-as mais dinâmicas e interessantes para nossos educandos.

A tecnologia é um conjunto de ferramentas dentre as quais destacam-se o computador e a internet; porém, as mesmas ainda não fazem parte do cotidiano em nossas escolas, visto que muitas ainda não dispõem de laboratórios de informática e nas que o posuem o mesmo não funciona por falta de pessoal e professores capacitados sem contar o básico a internet.

Porém, o computador por si só já é uma ferramenta que pode muito contribuir para o redimensionamento da prática pedagógica, através dos aplicativos do BotoSet linux como:educativo, escritórios gráfico, etc.

Tal trabalho poderá ser realizado agora nas escolas que tenham pelo menos os computadores graças ao curso "Introdução à Educação Digital; pois, foi muito bom conhecer as duas ferramentas principais: o computador e a internet transformadores da sociedade e da educação brasileira, pena que internet não tenham ajudado como deveria devido ao péssimo sinal recebido nos dias que se fez mais necessário o uso da mesma.

Klaudia...♥♥ Blog disse...

Tecnologia é a habilidade de desenvolver objetos, ferramentas que facilitam o dia a dia das pessoas, proporcionando mais facilidade e rapidez nas atividades, ajudando a resolver problemas, que na maioria das vezes o próprio homem cria.
A tecnologia está em toda parte, na sala de aula também, em todos os recursos que utilizamos para ministrar uma aula: o livro, o quadro, o giz, a tv, o dvd, etc, mesmo que de forma precária, e ultrapassada, mas não podemos negar que tudo é tecnologia.
A tecnologia da informática pode ajudar na transformação da educação brasileira, desde que haja mais investimento nos profissionais da educação, cursos de formação digital que realmente capacite o profissional e o deixe seguro para utilizar essa tecnologia como recurso em suas aulas.
Nunca tive resistência em relação ao novo, sou muito curiosa e gosto de aprender coisas novas, para não me sentir obsoleta.
Que bom que estou fazendo parte de mais um curso de Introdução À Educação Digital!!!
Que pena que aqui ainda perdemos tanto tempo, por causa dessa tecnologia ultrapassada!!!!

Daronch disse...

Tecnologia é tudo aquilo que ajuda “ou não” a facilitar a vida do homem. Usamos de tecnologias diariamente em casa e no trabalho e muitas vezes nem nos damos conta disso, como ao ligar a tv, o aparelho de som, o ferro elétrico ou ao usar o telefone. Todas esses equipamentos do mundo moderno e que fazem parte da vida homem é a mais pura tecnologia. E embora as vezes pensamos que não usamos da mesma na escola porque não usamos o computador, ao passar um filme ou ao usar o aparelho de som, o professor usa sim de tecnologia. Portanto ela faz parte do cotidiano de alunos e professores.
Mas ao falarmos de “tecnologia da informática”, essa idéia se altera um pouco, já que a maioria de nossos professores ainda não sabem utilizar-se dela de maneira que os alunos possam aprender com a mesma. Ainda vejo que muitos acham que com a inclusão digital dos alunos, eles serão diferentes (melhores) e aprenderão mais, o que eu acho um erro. Não adianta querer inserir milhões e milhoes de alunos em todo o Brasil nas aulas de informática, coloca-los para fazer cursos e mais curso, porque o aprendizado independe da máquina, é individual. Vejo que se tem dado muita enfase a atividades de pesquisas na Internet e muitas vezes o aluno nem tem o trabalho de ler a conteúdo que vai entregar ao professor, apenas cola e imprime. Enquanto isso livros, atividades de leitura, resenhas e resumos ficam de lado. Com isso não quero dizer que o uso dessa ferramenta na educação não é importante, mas quero alertar que ela não é “a solução” para a mudança da educação como muitos pensam.
Tanto é que não tenho nenhuma resistência ao uso de qualquer tecnologia e acredito que com a ajuda do computador, se bem orientados, o professor pode contribuir na mudança da prática pedagógica e ajudar seus alunos a buscarem novos conhecimentos, seja através de pesquisa na Internet ou no uso de diversos programas educacionais.
Exemplo disso é a utilização do BotoSet Linux, que com atividades como os aplicativos educatico, gráficos e escritório, ajudam os professores a orientar melhor seus alunos.
Enfim o curso de “Introdução à Educação Digital” foi muito importante para nós professores, já que muitos de nós ainda não sabiamos como lidar com os aplicativos, com a Internet e principalmente como utilizar desta tecnologia na escola.

blog da venturim disse...

Tecnologia e tudo que estar no meio a transformar nossos métodos de ensino aprendizagem. enquanto formador precisamos estar sempre se actualizando se formando se inteirando com o novo. mesmo que nos ambientes de trabalho não há disponibilidade mais possuo no particular para meu uso didático pedagógico. claro seria bem mais rentável se nossos alunos tivessem acesso a uma maquina de computação, mas esse sonho ainda não virou realidade para todos, apenas para alguns. Os aplicativos que deve favorecer o aluno são Internet, software, e tantos outros ...O curso em si foi proveitoso, apesar das dificuldades com as redes, e o pouco tempo, deu para conhecer o programa e suas utilidades para ser aplicados em sala com aulas práticas.

Otávio Q´roz/ Física & matemática disse...

Quando falamos de tecnologia vem nas nossas mentes o computador, o celular, etc.. E hoje em dia sabemos que e mais do que isso.Tecnologia hoje em dia é uma ciência que trabalha empenhada em ajudar de várias formas a vida do ser humano.
para nos professores ela e essencial pois com ela podemos ir ao limite junto com os alunos e explorar realmente os conteúdos didáticos que é pedido nas escolas e que muitas vezes se torna monótono ao aluno dentro de sala de aula.
hoje em dia querendo ou não querendo, a tecnologia faz parte sim das nossas vidas pois dormimos e acordamos com ela. No momento em que o professor instiga o aluno a ir atraz daquela resposta e o desafia a responder naquele exato momento a tecnologia vai agir indiretamente na vida daquele educando pois e nela que ele ira procurar aquela resposta.
Ao meu ver a tecnologia tem a capacidade de mudar o mundo pois ela consegue chegar a lugares que ninguém quase vai ou ouviu falar. na sociedade brasileira que e carente de educação a tecnologia e uma das formas de saída desse défice, pois com o computador e a Internet e todas as escolas interligadas nela os alunos puderam ter um ensino mais melhorado. Não tirando a honra dos professores pois são eles que fazem a diferença hoje mais com ela o aluno se interessaria mais nas aulas e por fim teria um rendimento superior.
Não posso dizer que possuo ou já possuí resistências contra a tecnologia pois ela faz parte da minha vida desde que nasci, então não possuo nenhuma resistência, pelo contrário agradeço a ela por existir e tornar minhas aulas mais empolgantes e interessantes.
O sistema operacional BotoSet Linux e um sistema que possue padrões viáveis a escola pelo seu fácil manuseio e pelas ferramentas interessantes que o mesmo possue. Ao meu ver os melhores programas para se trabalhar em sala de aula são; jogos educativos pois como ministro aulas de matemática me ajudaria e muito com seus jogos de raciocínio, e também os programas de edição de texto e planilhas eletronicas para o estudo de pocentagens e outros.
O curso pra mim foi muito bom pois sempre tive curiosidade de aprender a trabalhar com o sistema operacional linux, e tenho certeza que com essas informações que obtive nesse tempo de curso vou poder me aprimorar mais em minhas aulas e poder utiliza-lo como sistema operacional de trabalho.

Blog do JOSÉ CARLOS disse...

Como formador acredito que devemos está em constante aperfeiçoamento, das práticas existentes para melhorar o nosso trabalho em sala de aula . Toda forma de aprendizagem inovadora e bem vinda, desde que contribua para ajudar a melhorar e enriquecer as nossas atividades, desenvolvidas no nosso cotidiano. Hoje
a informática e uma ferramenta muito importante para o formador, pois a mesma o ajudará a construir um novo cenário, um novo saber, com a introdução das tecnologias nela contidas.

A tecnologia é uma prática inovadora, que provoca mudanças na nossa vida pessoal e profissional. Estou em processo de introdução das novas tecnologias na prática do ensino-aprendizagem na escola em que trabalho, e posso afirmar que a tecnologia já faz parte do meu cotidiano , no laboratório e sala de informática da escola.
Sim, propicia a comunicação, troca de experiências e enriquecimento teórico-prático entre pessoas ou grupos da nossa sociedade.
Sempre aceito todas as forma inovadoras sem nenhum problema.
Os principais aplicativos são:Firefox e Multimídia.
O curso Introdução à Educação Digital. Que bom!
fim do curso.Que pena!

Sereníssima disse...

O ato de ensinar, por si só, recai sobre nós, educadores, como uma responsabilidade incomparável,são vários os desafios que se lançam, pois lidar com pessoas não nos é uma tarefa fácil. Ao falarmos da inserção da tecnologia em sala de aula, surge a seguinte indagação: Até que ponto os professores estão preparados para atuar utilizando este meio? O primeiro passo para a aceitação da tecnologia como meio facilitador de nossas atividades educacionais,é o reconhecimento de que ela está presente em nosso cotidiano, em revistas; jornais; documentários dentre outros veículos de comunicação.
No entanto, há uma contradição, apesar desta mesma tecnologia se fazer presente diariamente, é grande o número de pessoas que a ela não tem acesso ou a desconhecem. Então, o desafio lançado, é que a instalação da internet nas salas de aula venha para aproximar mais professores e alunos desta nova forma de construção do conhecimento.São várias as escolas que não possuem um laboratório de informática e são vários os professores que não dominam as noções básicas da computação. Então, que os professores sejam e estejam preparados para lidar com esta nova realidade.
São vários os problemas que assolam o campo educacional, diante disto, a tecnologia da informática vem para amenizar um dos problemas, mas a informatização das pessoas não será a cura para todos os males sociais, pois a marginalização, a criminalidade e a violência crescem desordenadamente no Brasil.
A tecnologia deve ser usada com objetivos claros, pois temos os prós e os contras, ao mesmo tempo em que ela pode ser usada como um entretenimento ou fonte de pesquisa, pode também ser usada no aumento de casos de pedofilia , prostituição, máfia, corrupção e outros transtornos que tão comumente o povo brasileiro testemunha.
No Botoset Linux,os professores podem utilizar alguns aplicativos em sala de aula, dentre os quais se destacam: educativos, escritório, gráficos e outras ferramentas de trabalho.
O curso de 'Introdução à Educação Digital', vem para que se estendam as noções básicas de computação aos professores como forma de facilitar a atuação com os alunos. O ser humano está constantemente aprendendo com o novo, então que se abra o palco do conhecimento e de sua troca na busca incansável de se levar ou ao menos tentar levar para as salas de aula,os melhores meios de ensinar.

cordeirinho disse...

A informatica e a formação do professor - seu reflexo sobre ensino- aprendizagem:

A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI - estão ligadas às mais diversas áreas e existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo. Se observamos bem a tecnologia está em todo lugar e já vem fazendo parte de nossas vidas há tempinho e a cada dia estamos mais ligado a ela, desde o levantar de nossa cama através do despertador digital e em muitas outras ações do nosso cotidiano.
Porém, trabalhar a formação de nossos alunos juntamente com a informática não tem sido nada fácil, visto que, para muitos de nós educadores esta ferramenta (o computador) provoca reações adversas como medo e insegurança e isso tem proporcionado um desuso de um material importante para a formação de nossos alunos. E para que isso não aconteça é preciso primeiro desmistificar o uso da tecnologia informática, de que modo capacitando o professor através de cursos e possibilitando a ele mais acesso aos laboratório de informatica, isso quando há na escola, e incentivando também os mesmos a fazer uso deste recurso em suas aulas.
Desse modo, acredito que utilizando a “tecnologia da informática” podemos sim transformar a sociedade e a educação brasileira isso se soubermos direcionar nossas aulas orientando aos nossos alunos nas pesquisas aproveitando melhor o nosso tempo com eles através discussões sobre algum tema pesquisado na internet por exemplo.
Assim, o computador não só pode como deve ser uma ferramenta para usarmos em nossas prática pedagógica pois proporciona ao aluno uma aula dinâmica, divertida e com certeza maior proveito no que se refere a aquisição de conteúdos.

Ao fazer o curso “Introdução à Educação Digital” podemos perceber primeiro que o computador não é um bicho que vai te morder a qualquer momento, e sim que é uma ferramenta que se bem utilizada vai proporcionar aulas mais dinâmicas, divertida e assim provocar melhor desempenho de nossos alunos e até mesmo maior aproveitamento na aquisição de conteúdos por exemplo com os aplicativos “gráficos-Tux Paint/kolourPaint “ podemos trabalhar em vários conteúdos em uma mesma aula sem ser cansativo e com maior participação e envolvimento da turma.
Um dos pontos positivos foi poder compartilhar das dúvidas e dos acertos com novos colegas, conhecer e aprender um pouco mais sobre como utilizar as ferramentas do computador, bem como conhecer o Botoset Linux.
E, que pena está terminando e passou tão rápido. Espero logo está de volta fazendo um curso complementar a este.

Blog O Justo viverá pela fé disse...

As tecnologias vem surgindo como subsídios úteis as necessidades que temos em nossa vida diária,
ou seja, em nossa casa , trabalho, escola, diversão e outros.
Quando não dispomos desses meios as dificuldades se tornam maiores em nossa vida ,principalmente ao se tratar do uso do computador na escola.
Esse fato tem prejudicado o processo educativo em Altamira ,onde a maioria das escolas
municipais ainda não possui estrutura tecnológica em informática. Acompanhado desse fator segue o despreparo do educador quanto a utilização do computador. decorrente disso as dificuldades são muitas,tais como: pesquisar temas em estudo,elaborar projetos, digitar trabalhos entre outros.
Na escola Geraldo Emídio Bezerra ,Bairro Bela Vista existem apenas dois computadores sem internet. fato esse que vem prejudicando principalmente a educação de jovens e adultos.
Percebo que o uso da tecnologia da informática contribui para um melhor desempenho na educação ,pois através das informações contidas na internet o educando se apropriará de novos conhecimentos e ao mesmo tempo ele estará produzindo novos saberes e dessa forma contribuindo para que haja uma melhor educação brasileira.
Como o recurso da informática ainda é novo,existe ainda uma certa resistência quanto ao seu uso. Isso será vencido à medida que o educador conseguir adequar as suas práticas pedagógicas a uti lização desse meio.
Quanto aos aplicativos do BotoSet Linux mais viáveis para o uso em sala de aula destacam-se:
'gráficos-Tux Paint

Fran Paixão disse...

Os formadores têm se empenhado em buscar novos métodos para dinamizar as aulas e facilitar a aprendizagem dos alunos, porém a tecnologia nas escolas ainda está muito aquém e quando querem devem procurar outras fontes para se qualificarem e a melhor forma de repassá-las aos alunos, uma vez que poucas escolas possuem núcleos de informática.

jsantos disse...

A Cibercultura é a moda da vez, são interessante como os profissionais de todas as áreas, estão lutando para cada vez mais para se aperfeiçoar, as informações estão cada vez mais rápidas e as tecnologias mais avançadas.
Um desafio gigante é passado para todos se superarem, acompanhando assim esse processo tecnológico.
Cada dia são novas invenções, celulares modernos, é um tal de MP3; MP4, MP7, MP10, Aipod, na internet: Sites, Blogs, Email, bate papo, Softwares cada vez mais sofisticados.
O mercado de Informática é um dos mais lucrativos do mundo, onde a idéia capitalista nos aliena cada vez mais, afirmando que aquele que não entrar nessa “onda” está atrasado e fora do mundo globalizado.
Somos é claro, obrigado a aceitar, temos que aflorar nosso instinto consumidor e comprar nosso computador, celulares modernos, passamos a desejar, uma TV de Plasma, pagar um provedor de Internet e assim por diante.
Os professores são obrigados a conhecer o básico de tudo isso. Será um vexame para estarmos falando de um conteúdo de um livro que já está obsoleto.
Portanto, diante de tudo isso, capacitação é importante, o governo está investindo muito em cursos de especialização e extensão. Mas, quando chegamos às escolas, em nosso ambiente de trabalho, nos deparamos com escolas sucateadas, faltando cadeiras, iluminação inadequada, lousas em péssimas condições, cupins demarcam seus territórios nos forros e nos materiais didáticos, os alunos se bronzeiam num sol escaldante da “quadra esportiva” sujeitos a um “básico” câncer de pele, pois no Brasil quando se projetam uma escola, as quadras esportivas não são cobertas. A Educação Física e obrigatória, mas está em segundo plano, ás salas de aulas parece uma sauna de tão quente, pois os ventiladores que geralmente são quatro, dois ou um funcionam porque os outros já foram consumido pela fiação elétrica que está em péssima condições.
Nas Universidades se falam muito em acabar com o tradicionalismo e com a educação Mecânica, devemos substituir a metodologia por novos modelos, modelos esses que devem incorporar conhecimentos produzidos no dia-a-dia. Ainda no meio acadêmico temos os estágios, onde temos o “privilégio de descer o pau nos profissionais que já atuam, criticando-os. Assim quando nos deparamos com a realidade, tudo aquilo que aprendemos cai por terra.
Percebemos que muitas vezes nas academias principalmente nos cursos de licenciaturas aprendemos mais filosofia do que os conteúdos específicos do próprio curso, “viajamos na maionese”. Ainda nos culpamos dos resultados não alcançados, temos que mostrar resultados, pois o sistema quer quantidade no fim do ano.
Finalizando, creio que você vai achar que estou sendo muito pessimista, pensando que estou até na educação por acaso. Mas gosto de trabalhar como professor, só não aceito e sempre vou criticar este descaso, esta politicagem maldita que está impregnada em nosso país atingindo não só a Educação, mas todos os segmentos.

Joceilson disse...

A importância da informática no cotidiano escolar, está se evoluindo cada vez mas, e nós como educando, não podemos ficar de braços cruzados e sim, devemos buscar novos conhecimentos junto a essa tecnologia que avança cada vez mas. Você quer ficar de fora? Não? Se atualize.

pr°Shirlene disse...

A pratica como formador certamente ta facilitando a vida dos formando em computador trazendo um avanço tecnológico em suas vidas.É uma forma de nos expandir pelo mundo através da internet criando e pesquisando.

blogger de claudia disse...

A pratica como formador de opiniâo ela as vezes fica muito complexa .Com a chegada da tecnologia na vida de alguns cidadâo por nâo ter aceso essa tecnologia que alguns tem.

Professoa Mary disse...

Sabemos que fazemos parte de um mundo globalizado que a cada dia novos horizontes se abrem e que não devemos ficar paralisados diante do avanço tecnológico que cada dia se expande. Precisamos regaçar as mangas e irmos em busca desses novos conhecimentos, se nos preocuparmos apenas com as dificuldades que nos cercam jamais alcançaremos metas e objetivos em nossas vidas. Por isso como educandos e educadores que somos devemos seguir a evolução tecnológica, ao fazer o que estar ao nosso alcance. Porque não queremos ficar de fora!

Blog Ádria Oliveira disse...

Como professora nas séries iniciais ainda não foi possível pedir para meus ealunos fazer pesquisas no mundo virtual.No meu primeiro dia de aula deste ano deparei-me com um comentário de um aluno ao apagar o dever na lousa. - Olha o apagador da professora é igual á um mouse!.Sei que não é impossível uma criança de seis anos ter acesso ao computador, confesso que fiquei surpresa com este comentário. Este desafio está lançado e cabe a mim enquanto educadora correr atrás deste mundo tecnológico,pois nossos alunos já estão a mais tempo. Sentir muitas dificuldades em seguir todas as regras para fazer determinadas coisas no computador, observei que estas regras são as formas para melhorar o nosso trabalho facilitando assim nossa vida na prática pedagógica. Hoje informática é essencial na vida de qualquer ser hu mano para resolver seus problemas de forma rápida e segura.

esta é a página Rodrimor disse...

Como professor, tenho consciência que a tecnologia chegou para facilitar a nossa prática Pedagógica na formação de jovens e adultos. Sei que para muitos, tudo isso ainda é muito novo e também de difícil acesso, mas aos poucos estamos nos adaptando ao mundo da informática.Hoje, tudo acontece rapidamente graças a tecnologia da informática e se não me adaptar a esta realidade ficarei ultrapassado em meus conhecimentos. Por isso, todas as oportunidades que tenho sempre estou enfrentando, mesmo que o tempo seja curto .

esta é a página Rodrimor disse...

Como professor, tenho consciência que a tecnologia chegou para facilitar a nossa prática Pedagógica na formação de jovens e adultos. Sei que para muitos, tudo isso ainda é muito novo e também de difícil acesso, mas aos poucos estamos nos adaptando ao mundo da informática.Hoje, tudo acontece rapidamente graças a tecnologia da informática e se não me adaptar a esta realidade ficarei ultrapassado em meus conhecimentos. Por isso, todas as oportunidades que tenho sempre estou enfrentando, mesmo que o tempo seja curto .

BLOGGER IVANILDA disse...

O mundo da tecnologia está dominando todas as áreas de trabalho. Por esse motivo, o mínimo que podemos fazer como educadores,é tentar pelo menos adquirir conhecimentos básico para desenvolvermos nossas práticas como subsídios úteis as necessidades que temos, tanto na nossa vida particular como buscar novos métodos para dinamizar as aulas e facilitar a aprendizagem dos educandos.

educar disse...

Como formadores de opinião necessitamos estar sempre em busca de novos conhecimentos e como a tecnologia na área da informática esta bem avançada,não posso ficar alheia,preciso atualizar-me e propor meios para que os mesmos saiba usar tal tecnologia.

blogkelly disse...

Sem dúvidas a informática está no nosso dia a dia.Na escola, nos bancos, nos supermercados enfim em toda parte. Não dá mais pra viver sem ela, por isso mesmo diante das dificuldades termos que nos esforçar para termos pelo menos um conhecimento básico para o manuseio dessa importante máquina que se for bem usada e um tesouro a ser explorado. aliás a grande importância da Internet é a de romper fronteiras, culturais, políticas, económicas e sociais,estreitando as diferenças e unido os homens cada vez mais, fazendo um papel único de globalização mundial.