Este é blog do NTE Altamira - espaço destinado à pessoas que se interessam por educação e tecnologia, utilização de práticas pedagógicas aplicadas à educação através do uso das diversas tecnologias existentes.

sábado, 10 de outubro de 2009

Orientações para 2ª Unidade - Ensinando e Aprendendo com as TIC´s

http://rocha.hiperlab.egr.ufsc.br/hiperlab/mec/unidade2/

Acesso ao conteúdo do módulo link acima:


Contexto

Atualmente, muito se fala em redes. Convivemos com redes de todo tipo por toda parte: redes de lojas, redes de TV, redes de computadores... Inventaram, já faz algum tempo, a Internet, que é uma rede de redes de computadores.

E agora já falam até de “conhecimento em rede” e de “inteligência em rede”, imagine só! Que coisas serão essas? Você faz idéia? Que imagens ou conceitos trazem à sua cabeça essas expressões?

Vamos tratar, nesta unidade, de algumas dessas questões. Vamos ver como a Internet, conectando pessoas por todo o mundo, pode contribuir para que forjemos uma rede que reúne seres pensantes e coisas, rede que liga gente, computadores, impressoras, câmeras etc.

Essa rede, a Internet, nos permite saber como são, o que pensam, o que fazem, como vivem e como funcionam pessoas, sociedades e coisas por todo o mundo, desde bem longe de onde estamos até bem próximo.

Pela Internet podemos saber o que faz ou o que escreve alguém que esteja no Japão, podemos ver como é a casa de alguém que mora na Austrália ou imagens na Antártica, e até mesmo saber o que está escrevendo, neste minuto, o seu colega que está usando o computador aí ao seu lado.


Atividade de Reflexão 2.1: Navegação em hipertexto


1) Navegue (individualmente), começando pelos hipertextos disponíveis no CD. Quando houver Internet conectada, você poderá ir além do que há no CD, se assim o desejar.

2) Observe os sites pelos quais navegou e o que encontrou de interessante ali.

Houve diferença nos caminhos navegados?
Que diferenças de percepção resultaram?
Alguém se perdeu na navegação?
Soube voltar para as páginas iniciais?
Há ganhos em navegar à deriva?

Reflita

Navegar um pouco à deriva ajuda você a ampliar os horizontes?
Ampliam-se as possibilidades de conexões do tema inicialmente buscado com outras questões e conceitos?
Quais? Como?


Atividade 2.2 A: Coisas importantes e significativas (Biblioteca)



Reflita

Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se perdeu? Conseguiu retornar e achar seus caminhos? Conheceu coisas inesperadas? Aprendeu um pouco acerca do tema central, os hipertextos? Saberia dizer por onde andou? Saberia enumerar cada coisa sobre o que leu?

Atividade 2.2 B: O que é hipertexto?

Elabore uma conceituação sua sobre hipertexto, utilizando o que leu até agora.

A proposta é criar um texto curto, de no máximo uma página, com uma colagem de colaborações retiradas do que você leu e adicionar algum comentário ou intervenção sua. Procure, nas várias páginas que leu, alguns trechos pequenos que, em sua opinião, expressam de forma clara o que é um hipertexto. Seja parcimonioso, não copie tudo o que gostou ou tudo o que encontrou

Orientações

1. Volte a navegar pelo hiperdocumento sobre hipertexto procurando um pequeno trecho que, na sua opinião, descreva bem o que é um hipertexto. Procure algo que seja bem claro e sucinto.

2. Crie um documento de texto do BrOffice e copie para ele o trecho (ou os trechos) que selecionou. Salve-o em sua pasta pessoal (deve ser: /Meus documentos/seu_nome/).

3. Volte ao hipertexto e procure um trecho curto (ou trechos) que apresente um aspecto interessante sobre os hipertextos; pode ser uma curiosidade sobre sua história, uma possibilidade de exploração em educação ou alguma relação entre esta forma de registro e as formas de produção e colaboração que começam a ser usuais.

4. Copie esse trecho para o documento que você está criando no BrOffice. Acrescente, após o trecho copiado, um comentário seu dizendo por que o texto citado chamou sua atenção.

5. Coloque, logo abaixo de cada trecho, o endereço da página de onde retirou o texto. Para isso, copie-o do navegador e cole-o em seu texto, da mesma forma que faria com um texto qualquer. Se no texto original estiver citado o nome do autor, não deixe de citá-lo também em seu documento. Lembre-se: preservar e respeitar a autoria é fundamental em qualquer trabalho acadêmico. Um trabalho como este é um diálogo que se trava com outros autores, e é preciso que se diga quem são.

6. Repare que o endereço da página, depois que foi colado em seu documento, fica em azul e sublinhado. Isso significa que o BrOffice entendeu que este é o endereço de uma página na Internet (ou no seu computador, ou no CD, se estiver navegando pelo CD, sem Internet) e fez deste texto um link para a página original. Parabéns, seu texto acaba de tornar-se um hipertexto com link para outra página! Fácil assim, não é? Muito chiqueisso de ser autor de hipertexto, não é?

7. Complete o texto com um comentário seu sobre o que lhe parece que os hipertextos podem trazer de interessantepara a sua prática profissional. Será que você já vislumbra alguma possibilidade de exploração dos hipertextos comosuporte para provocar a aprendizagem?

8. Quando seu trabalho estiver pronto, salve-o em sua pasta e, em seguida, coloque-o na Biblioteca em Material do aluno "O_que_é_hipertexto"




Atividade 2.3: Conhecendo e comentando trabalhos dos colegas

1. Vá a Biblioteca - Material do Aluno, escolha e leia os trabalhos dos colegas.

2. Os trabalhos devem ser todos curtos, pois esta era a orientação. Muitos terão copiado textos semelhantes, alguns talvez se pareçam com o seu trabalho. Tudo bem, a idéia é mesmo que o grupo caminhe para a construção de alguns consensos sobre o que é um hipertexto.

3. Escolha três trabalhos que apresentem algo que lhe pareça interessante e faça comentários, dizendo por que chamaram a sua atenção. Faça os comentários no próprio documento, para que os próximos leitores possam compartilhar de suas observações. O propósito é enriquecer um pouco cada um dos documentos com observações de muitos. Mas não se alongue, faça comentários breves, para que possam ser lidos rapidamente.

4. Se algum texto for demasiadamente grande, faça um comentário com essa observação (se alguém já houver feito, apenas corrobore se lhe parecer cabível).

5. Volte ao seu trabalho e leia os comentários dos colegas. Se achar cabível, amplie ou replique os comentários, ou modifique alguma coisa em seu texto original. Aproveite os comentários de seus colegas para tornar seu (hiper) documento ainda melhor.

Registre suas impressões no fórum "Conhecendo e comentando os trabalhos dos colegas"


Saiba mais

Mas há romances que foram criados para serem lidos de forma hipertextual. “O Jogo de marelinha”, de Julio Cortazar (1963), é um livro que pode ser lido em ordens variadas. O próprio autor sugere três formas diferentes de ordenar os capítulose, em cada uma, lemos um livro ligeiramente diferente. Outro romance interessante cuja estrutura é ainda mais hipertextual é o “Dicionário Kazar”, de Milorad Pavitch, (1984), que narra um mesmo fato sob quatro perspectivas: cristã, muçulmana, judaica e a de um antropólogo de nossos dias. Há também uma coleção de títulos juvenis em que o leitor deve decidir, ao concluir cada capítulo, que escolhas determinada personagem fará. Dependendo da escolha, será remetido a um capítulo diferente.

Leia o texto

Leia o texto “Pingos nos is: a importância das comunidades em rede”, de Marcos Cavalcanti e Carlos Nepomuceno.

http://rocha.hiperlab.egr.ufsc.br/hiperlab/mec/unidade2/Pingos_nos_is.pdf


Atividade 2.4: criando um portfólio em hipertexto, o seu hiper-portfólio


Você vai criar a página inicial de seu portfólio, uma página onde vai registrar, ao longo do curso,
as atividades que fez e fará, as coisas que descobrir e inventar. Mas nem tudo ficará nessa página.


Nela você vai colocar um comentário sobre cada atividade, sobre cada coisa que produzir e colocará links para essas coisas. Essa proposta visa a que você aprenda a fazer um hipertexto que reúna o que você já produziu neste curso até agora. Esse documento deve continuar a ser utilizado por você ao longo dos estudos, inserindo pequenos textos com comentários sobre a sua produção e com links para cada novo trabalho produzido.


Poderá também incluir comentários e links para objetos digitais e outros recursos que encontrar e
cujo uso em educação lhe pareça interessante. Assim enriquecido, ao longo de todo o curso, esta coleção de documentos será o seu portfólio, um conjunto de documentos que retrata a sua trajetória, o que aprendeu, as reflexões mais importantes e um pouco de como aprendeu, como se deram as descobertas etc.





Saiba mais


Salve o documento, pela primeira vez, logo depois de digitar seu título. Assim, você não precisará mais se distrair com isso ao longo do trabalho: a cada vez que parar para pensar ou pesquisar coisas, bastará usar o Ctrl+S ou clicar em 'Arquivo->Salvar'. Lembre-se da estrutura que criamos para os nomes dos arquivos: este será unidade_2_portfólio_seu_nome.


Para fazer um hiperlink para outro documento que esteja em seu computador, coloque sempre as ilustrações junto ao texto correspondente no formato definitivo.


IMPORTANTÍSSIMO: salvar sempre o trabalho, a cada intervalo.


Saiba Mais “Produção do conhecimento em EaD”

Disponível em: http://www.cinform.ufba.br/v_anais/artigos/mariacarolinasantos.html


Leia o texto

“LEITURAS SOBRE HIPERTEXTO: trilhas para o pesquisador”
Disponível em:
http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Leituras%20sobre%20hipertexto.pdf



Atividade 2.5



Saiba mais

Contornos arquitetônicos
Parte de um hipertexto criado por Maria Helena Pereira Dias que descreve com algum detalhe o que é um hipertexto.


Disponível em: Web

Hipertexto completo em: Web

O hipertexto no contexto educacional

Em outro ponto do mesmo documento, a autora discute aspectos do que traz o hipertexto para o contexto educacional. Igualmente ao anterior, faz parte do mesmo hipertexto e fica em: Web

Cadeias de conhecimento: dutos para a inteligência coletiva

Em artigo curto e de linguagem ágil, o autor apresenta uma interessante experiência pessoal em que vai ampliando seu conhecimento por áreas insuspeitas em função de sua curiosidade inicial por um tema que não conhece muito. Ao descrever sua experiência, o autor vai relacionando o que viveu com as formas de conhecer, de aprender e de produzir conhecimento que começam a ser forjadas em função da rede mundial hipertextual que é a Internet.

Web

Atividade 2.6: Execução da atividade planejada

Esta é uma atividade para os alunos, mas é também uma atividade de estudo para vocês, professores. Portanto, é importante acompanhá-la de forma cuidadosa para que possam, todos, aprender com ela tudo o que ela tem para ensinar, tanto a professores como a alunos.

Sugiro que ela seja realizada com todo o grupo de professores que a planejou em sala de aula. Se quiserem e puderem ter ainda outros colegas em sala acompanhando para contribuir com suas observações, melhor ainda.

O professor da turma conduz a atividade enquanto o outro professor da dupla (ou os outros professores do trio) deve estar em sala como observador, anotando como a atividade se desenvolve, como é recebida pelos alunos, como é conduzida pelo colega, como os equipamentos se comportam (equipamentos mal comportados são um problema porque, em vez de ficarem eles de castigo, deixam a nós de castigo). Por vezes eles funcionam mal mesmo, em outras o mau comportamento deles é só uma questão de comunicação, de sabermos dar as ordens corretas, apertar os botões necessários e na ordem em que eles entendem.

Reflita

Como é com os alunos? Você os põe de castigo quando não fazem o que você deseja? Quando será que é possível entender “alunos que não funcionam como previsto” como um problema de comunicação? Só uma provocação, para pensar um pouco.

Saiba mais

Cuidado do professor observador: ele é um observador ativo, que precisa ver e compreender, tanto quanto possível, o que ocorre com toda a turma e com cada aluno. Espera-se, portanto, que caminhe pela sala para observar de perto como participa da atividade cada um dos grupos de alunos, que dificuldades apresentam, que descobertas fazem etc. Eu prefiro fazer isso com uma prancheta na mão e andando pela sala. Cada um de vocês vai encontrar a forma mais adequada para si.

Outra sugestão que pode ajudar é ter na mão uma folha de papel com os nomes dos alunos (organizados em suas duplas ou trios), com espaço ao lado para poder anotar com agilidade algum processo ou intervenção digno de nota de uma dupla ou de um aluno. Tenha também algumas folhas em branco. Eu, quando faço isso, costumo precisar de muito papel, são muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo em sala.

Lembrete

A um hipertexto que contém imagens ou outros tipos de mídia além de textos chamamos de hipermídia.

Atividade 2.7: O registro digital da experiência

Este registro pode ser um texto, um documento multimídia ou um hiperdocumento. Se puderem, façam ligações (links) deste trabalho para o que seus alunos produziram. Assim, terão um hiperdocumento que pode ser ainda mais claro acerca de alguns objetivos que tenham conseguido atingir. Porém, mostrar os resultados de um projeto realizado, em geral, não traduz o que ele tem de mais rico, isto é, o processo como se desenrolou a atividade. Relatem o processo explicitando o que aconteceu, como vocês planejaram e o que precisaram modificar pelas imposições da prática. Se acharem que pode ajudar, aí vai um modelo de como pode ser estruturado o documento. Mas é só um modelo, para lá de limitado e incompleto, então sintam-se livres tanto para não usá-lo, como para modificá-lo na medida em que o que vivenciaram sugira. Pontos a constar no registro descritivo do projeto:


1. Descrição do projeto com seus objetivos, etapas, recursos necessários etc. Exatamente o documento que foi criado durante a segunda semana descrevendo o projeto com as correções e adaptações que tenha sofrido desde então.


2. Características da turma em que foi experimentado: série, disciplinas envolvidas, quantas aulas foram necessárias, quantos alunos participaram, quantos professores e qual o papel de cada um.


3. Descrição de como se desenvolveu. Aqui entram, possivelmente, fotos que tenham tirado, depoimentos dos alunos dizendo o que acharam do projeto, o que avaliam que aprenderam com a atividade e depoimentos de outros professores que tenham acompanhado e tenham alguma percepção interessante do ocorrido.


4. Resultados obtidos: aonde chegaram os alunos? Desenvolveram as competências e os conhecimentos que vocês esperavam? Quais? Quais objetivos esperados não foram atingidos? Que outras aprendizagens inesperadas aconteceram? Aqui, como no ítem anterior, pode ser uma boa idéia fazer links para os trabalhos que os alunos desenvolveram para ilustrar e confirmar
o que afirmam.


5. Conclusões: o que aprenderam vocês com o desenvolvimento do projeto? De que forma projetos como esse podem integrar o planejamento de vocês? Que outras atividades podem passar a integrar planejamentos futuros em função do que perceberam nesta experiência? De alguma forma a experiência sugere mudanças importantes no seu planejamento para os anos
vindouros? Quais?


6. Bibliografia e webliografia: os textos, sites e páginas da Internet que os ajudaram a planejar o que planejaram, a fundamentar e analisar o ocorrido. Isso tudo deve ser feito em um documento digital, isto é, no computador, porque é lá que será depositado para que se torne acessível a todos.

Atividade 2.8: O pôster

A função do pôster será dar suporte à apresentação de vocês para os colegas no encontro presencial. Nele devem constar os aspectos mais gerais do trabalho. É como se fosse um resumo ilustrado e ilustrativo do trabalho de vocês. Ao criá-lo, vocês vão exercitar principalmente sua capacidade de síntese, apresentar em muito poucas palavras os aspectos centrais e mais importantes do que experimentaram. Devem usar sempre frases curtas, quase como se fossem manchetes de um noticiário. No dia do encontro, vocês vão apresentar, de viva voz, para os colegas, seu trabalho, usando o pôster como apoio e memória.


Podem usar imagens e fotos se desejarem, mas lembrem-se de escolher as mais significativas, que apresentem ou ilustrem de forma especial algum fato importante ocorrido ou algum resultado significativo.


Em geral os pôsteres são feitos em um espaço equivalente ao de uma folha de papel pardo grande, cerca de 80 X 120 cm.

Esse exercício de criação do pôster vai nos levar, na próxima unidade, a discutir critérios sobre como elaborar uma boa apresentação multimídia. “Boa”, aqui, significa uma apresentação eficiente, que consegue ajudar seu leitor a entender, em poucas palavras e imagens, o quadro geral de um assunto. Mas isso fica para a próxima unidade. Vamos, neste momento, ater-nos ao tema desta, que já não é pouca coisa.

Atividade 2.9 A: vagando pela Wikipédia

1. Abra a página inicial do Wikcionário em português que fica em http://pt.wiktionary.org/

2. Veja que a primeira página traz uma coleção de informações, alguma delas bem instigantes e curiosas. O que é apresentado nessa página muda todo dia. Passeie por ela um pouco, veja se há algo do seu interesse.

3. Neste momento, enquanto estou escrevendo este texto, consta na Wikipédia que são agora pouco mais de 400.000 mil artigos, só na versão em português. Impressionante!

4. Agora tente procurar por algum verbete que tenha bastante significado na região onde você vive. Procure por nomes de pássaros, flores, comidas, danças, tipos de embarcação, formas de transporte. Procure pelo nome de uma cidade grande e por uma cidade bem pequena que conheça.

5. Você encontrou todos os termos que procurou? Estão bem definidos? Há diferenças importantes na forma como os verbetes estão definidos? Você poderia acrescentar algo
a algum dos verbetes? Então cadastre-se na Wikipédia e o faça.


Atividade 2.9 B: vagando pelo Wikcionário

1. Abra a página inicial do Wikcionário em português que fica em http://pt.wiktionary.org/

2. Vagueie um pouco por ele, começando pela primeira página, para familiarizar-se com o ambiente. Repare que parece muito com o da Wikipédia. Veja a definição de alguns termos comuns para saber como aparecem e as diversas possibilidades que o ambiente oferece e sugere. Visite alguns substantivos, alguns verbos.

3. O verbete “casa” é bem ilustrativo porque é simples e com muitas informações. Ali, por exemplo, na seção “Ver também”, a expressão “casa-da-mãe-joana” foi inserida por mim. Na seção “fraseologia”, a expressão “casa da sogra” também foi inserida por mim. Se clicar no histórico da página poderá ver isso.

4. Repare que os verbos incluem, entre outras coisas, a conjugação completa.

5.Procure por alguns verbetes típicos da região em que você vive. Anime-se, faça seu cadastro no ambiente e acrescente algum verbete, amplie a definição de outros contribuindo com alguns sinônimos, algumas expressões regionais. Aproveite para colocar ali o que só alguém da região em que você vive, faria.

Atividade 2.10

Apresentação dos trabalhos junto aos pôsteres

1. Cada grupo apresenta seu trabalho em 5 minutos. Outros 5 minutos devem ser dedicados às sugestões e análise dos colegas.

2. As sugestões e comentários devem ser anotados para eventual incorporação ao documento que será publicado no portfólio e ao que será publicado no Portal do Professor.

3. Os professores deverão ir ao laboratório para incorporar as modificações e publicar o documento no Portal do Professor.


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