Este é blog do NTE Altamira - espaço destinado à pessoas que se interessam por educação e tecnologia, utilização de práticas pedagógicas aplicadas à educação através do uso das diversas tecnologias existentes.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

O Mundo do Rafinha


Façam a análise do video "O Mundo do Rafinha" e deixem sua contribuição através de um comentário.

13 comentários:

Anônimo disse...

Ao alcance das mãos
Para os preocupados em atualizar-se e está sempre atenados as novidades, uma boa noticia: esta tudo aí, ao alcance das nossas mãos.
Com a evolução digital é possível ir as compras sem sair de casa. economiza-se combustível (em todos os sentidos) garantindo a “segurança do lar”.
Entretanto existe ainda os alheios a essa transformação cultural. esses analfabetos digitais estabelece um certo desconforto com as “máquinas do futuro” e adiam essa interação constantemente.
Em contrapartida, há os que já nasceram na era virtual e interagem com tranquilidade no mundo tecnologico.
Énegável os caminhos facilitados por essa parafernália digital que invadiu nosso espaço. encurta as distâncias e trazem oportunidades antes inacreditáveis
Aos que ainda receiam esse contato, meus sinceros lamentos. aos que fazem parte disso, que tenham cautela, nada de exageros. Como diz a mamãe: Quem nunca comeu melado, quando come se lambusa.

Sama Prado Campelo Farina

Anônimo disse...

O mundo na ponta do dedo

Assim como tudo na vida tem os prós e contras com a internet não é diferente. As vantagens e oportunidades que ela proporciona são fundamentais para o homem de hoje, que busca estar sempre atualizado. por outro lado há de se policiar contra exageros, pois no mundo virtual também há ilegalidades.
A atual geração esta rodeada de tecnologia, são celulares com vários acessórios, Ipod, mp3, computador com internet, entre tantos outros. Por meio deles estão conectados com milhares de pessoas em todo o mundo, fazem novos amigos a todo instante e até viajam pelo mundo afora sem sair do quarto. É o mundo na ponta dos dedos. Lidam com isso com naturalidade. O que para os mais antigos é uma novidade complexa, para os mais jovens é rotineiro, faz parte do dia-a-dia. São as transformações do mundo atual.

Helder de Oliveira Farina

Anônimo disse...

A Invasão da Internet

Hoje vivemos em um mundo totalmente Globalizado.
Um dos meios de comunicação que esta totalmente globalizado e que invadiu a nosso lar e o trabalho é a Internet, pois ela facilita “completamente” a vida de uma pessoa, pois podemos fazer compras sem sair de casa; pagar contas e também possível saber de tudo que esta acontecendo no mundo com os sites de noticias. Podemos no entanto conversar com familiares e outras pessoas de qualquer parte do planeta. Porém a internet também apresenta pornografias, e a mesma não tem limites de idade e portanto não havendo restrições, com isso crianças e adolescentes acabam vendo coisas impróprias, com isso pais tomem cuidado com o que seus filhos estam acessando e com o que vocês deixam disponíveis no seu computador.
Ana Celia Saores.

Anônimo disse...

A informação penetra a sociedade como uma rede e ao mesmo tempo como uma infra-estrutura básica .Porém as invenções entre as pessoas que se envolvem na criação de conhecimento. Já faz tempo que convivemos de forma natural com os meios de comunicação de massa,mas são poucas as pessoas que chegam a ter contatos. São meios de produção cara cujo investimento se justifica porque se distribui para todos,mas só alguns tem acesso.
Rosalina Costa

Anônimo disse...

Tecnologia e Seus Discipulos.

Os fatos relatados no filme e uma reprodução da vida moderna que a cada dia se torna mais dependente dos recursos tecnólogicos,como o celular a internete e outros muitos similares.
O Personagen Rafinha é um altêntico retrato dos jovens de nossa atualidade.
Quem imaginou que uma máquina criada para ser usada em guerras,hoje seria um pointe de comunicação entre cidades,estados,países,ou,melhor dizendoentre pessoas,facilitando todos os tipos de relacionamentos emocionais,sociais,comerciais e educacional.
Mas até onde esta influência tecnógica nos beneficia​?

Eliane

Anônimo disse...

Tecnologia e sociedade

Falar de tecnologia, e não citar a palavra criança e adolescente é o mesmo que falar de globalização e não estar ligado a internet. Na evolução social que sofremos frequentemente é comum notarmos as diferenças de gerações e como essas evoluçãos acontecem.
Um grande exemplo, são as comunidades que por falta de tecnologia estão se esmiusando ou fraguimentando, onde a massa populacional acaba procurando as grandes cidades onde a tecnologia é mais acessivel.
Olhamos esta geração como a geração internet ou geração tecnologica, onde os jovens sempre estão a frente tecnologicamente, onde os “retratos” são chamados de fotografias, onde em apenas segundos através de um celular consigo me comunicar com a pessoa desejada, onde a máquina de datilografia foi substituida pelo computador.
Termos um olhar diferenciado, onde o anormal esta se tornando normal, donde nunca se tinha imaginado que os contatos primários poderiam ser realizados através de um computador, onde os “Ciberspaço” tornaram-se um grupo forte e capaz de adquirir laços ferrelhos dentro da socialização.
Dentro das salas de aula, percebemos que somente a didática arcaica sem auxilio de alguns aparelhos tecnologicos, não conseguiriamos prender a atenção de nossos alunos, onde hoje recorremos a tecnologia para podermos trabalhar tanto o concreto como o sinestísico e que também existe uma cobrança da propria rede educacional onde os “analfabetos tecnologicos” estão perdendo espaço para os demais proficionais.
Quantos Rafinhas tecnologicamente estão a frente de grandes educadores, onde jamais poderiamos imaginar que o “atirei o paú no gato” tornaria-se uma canção que emitisse apologia a violência. São os novos tempos, uma nova geração, que se formou sem ter contato com brincadeiras de roda, mais que nem por isso deixam de se comunicar e desenvolverem a cada dia.

autor: Gecy Alves Né Filho.

Anônimo disse...

A tecnologia e seus avanços.

No tempo em que estamos,jovens se entregam a tecnologia,um mundo totalmente diferente a que era tempos atrás . Os jovens de hoje não estão ligados a noticiários veiculados pela TV ou pelo jornal,mas estão muito bem informados pela internet, acessam blogs e discutem sobre o que acontece no mundo,também tem as comunidades pela internet e outros meios de ficar informado.
Mas isto vem ocorrendo não só com os jovens e sim com todos que tem acesso a internet,e ficam informados sobre tudo,hoje a tecnologia esta bem mais desenvolvida.
Estamos em um mundo totalmente globalizado temos acesso a tudo em qualquer hora,basta um click e você estará informado a tudo.
As empresas tecnológicas estão cada vez mais diversificando os seus produtos e mantendo todos nós mais informados para se manterem num mercado consumidor.


Lorena Medeiros

Anônimo disse...

A tecnologia da informação e conhecimentos no mundo de hoje


No mundo de hoje crianças e jovens então em contado com um mundo da tecnologia e da informação numa rapidez surpreendente exemplo tipo é o jovem Rafinha. Jovem que mesmo sem ler jornais que são responsáveis pela informação em massa, ou mesmo, ver noticiários veiculados pela grandes emissoras, ele um rapaz que conhece as informações através da rede de comunicação que é a internet e detem de vários equipamentos e instrumentos que possibilita o acesso aos conhecimento que são produzidos diariamente em do mundo
No mundo da globalização as informações, recursos tecnológicos e conhecimentos que são produzidos estão ao alcance de todos através de um simples click nos sites da rede de comunicação. As empresas que são responsáveis pela produção dessa tecnologia sabem dá importância de oferece aos seus consumidos o melhor produtos, pois sempre na busca de se manterem na vanguarda do mercado consumido.
A escola hoje deve proporciona esses recursos de informação e do conhecimento, tendo a tecnologia como uma aliada,para assim torna-se atraente aos seus alunos.

Rosângela Medeiros

Anônimo disse...

cccccccccccAs crianças na era tecnológica

As crianças do mundo moderno convivem com a informatica no seu cotidiano.
Os meios de comunicação divulgam grande quantidade de informações dentro de um curto espaço de tempo, em quanto outras tecnologias avançadas como o computador e a internete tambem reforçam a comunicação de forma ágil e eficiente.
Atualmente não há mais espaço para morosidade, as crianças estão acostumadas a pensar e agir de forma rápida , buscando a todo instante acompanhar as informações .
Nas salas de aula não é diferente , observava-se que os alunos não conseguem mais ficarem concentrados diante de um único informante , sentem -se encomodados com longos discursos proferidos pelos professores que muitas vezes queixam-se de não terem a atenção de seus alunos.
Acontece que os professores foram educados em outra época quando o mundo não era globalizado nem tampouco informatizado, portanto é natural que sintam dificuldades de lançarem mão das tecnologias modernas para dinamizarem suas aulas.
Enquanto o sistema de ensino não mudar , preparando todos para convir e utilizar todo o aparato tecnológico que está ao alcance da população , os alunos certamente não mudarão a maneira de agir.

Zulmira da Paz C. Silva

Anônimo disse...

Mundo Digital

Com a evolução humana cada vez mais rápida, principalmente no que gira em torno de tecnologia avançamos numa velocidade muito grande.
A cada dia que passa são criados novos softwares e os que já existem no mercado são atualizados continuamente acrescentando números em seu nome, como: 2.1; 7.2 e outros. Com estes saltos tecnológicos muitas pessoas ficam a mercer dessas informações principalmente nos países sub-desenvolvidos como é o caso do Brasil e países vizinhos, pois toda informação tem um preço para acessibilidade. Falando de Brasil é fácil vermos pessoas da classe A e B com girias criadas dentro da própria Internet reduzindo a palavra (Você para VC), (Tudo de bom passa a ser TDB). exemplos como esses são vistos a cada dia em diversas salas de bate papo por essas pessoas já estarem habituada ao uso de computadores. já se existem planos de governo para levar estas informações para todos os municípios do país aproximando a população dessa era digital.
Assim educando como manusear para poder instruir e facilitar o cotidiano das pessoas em vários aspectos como: lazer, economia, saúde, educação dentre outros, alguns casos ate mais extremos como marca-passo interligado a fonte de dados de um computador informando alguma instabilidade esta informação em frações de segundos é enviada para seu cardiologista podendo evitar um futuro acidente vascular.
Como parte destas medidas a comunidade altamirense já pode desfrutar de centros de informática e cursos oferecidos facilitando a compreensão de alunos, professores e outros funcionários públicos que ainda não conhecem ou tem alguma dificuldade no manuseio da maquina, programas e Internet. com isso desde já agradecemos ao NTEAltamira, por abrir esse portal de informações.




Mariel Henrique S2

Anônimo disse...

O mundo da Internet


Viver num mundo imaginário é comum para os jovens e até mesmo por que não dizer, comum aos seres pensantes.
É nesse mundo imaginário que superamos desafios, medos, frustrações, angústias e realizamos sonhos que na vida real se tornariam inviáveis ou irrealizáveis.
A internet, como um mundo virtual nos proporciona tudo isso e muito mais.
Para um jovem esse mundo virtual é um desafio proposto a cada acessada é a possibilidade de superar os problemas e fugir da realidade.
A cada segundo, a internet oferece o que os jovens adoram, que é a NOVIDADE e o que é PROIBIDO.
Os sites de relacionamento proporcionam prazer e diversão e um momento de sentir-se desejado(a) além de uma oportunidade de se passar por outra pessoa(fantasias).
O mundo da internet é uma avalanche de informações praticas que não dão nenhum trabalho ou exigem raciocínio, ou seja, encontrar tudo pronto é muito pratico.
A liberdade que tem na internet faz com que os jovens descubram muito cedo prazeres que deveriam ser despertados mais tarde na maturidade,porem, os sites pornográficos não têm nenhuma restrição ao seu ao seu acesso.
A internet como tudo na vida tem seus pontos positivos e negativos, o mundo tecnológico invadiu nossas vidas facilitando e poupando tempo.
Para um jovem ler um livro em uma biblioteca da muito trabalho e requer tempo, isso não agrada ou estimula este jovem, mas diante de uma tela de computador com um simples apertar de teclas a pesquisa aparece, a leitura além de resumida já vem explicada, tudo pronto e acabado.
Pra que ter trabalho? Nossos jovens estão deixando de pensar, querem FACILIDADES e muito diversão.
A internet acomoda nossos jovens em uma cadeira macia, um ar frio e o mundo em suas mãos.



Beth

Anônimo disse...

A tecnologia hoje se resume em acessorios etetronicos como mp3, camera digital, celular e computadores que o mais usado atualmente e com ajuda do meio de comunicaçao, a internet vem se atualisando a cada dia assim podendo levar imformaçoes a qualquer parte do mundo, na sua casa ou em uma lan house .
Com tudo isso basta saber se pode acompanhar o ritmo avançado do mundo virtual, depende se voce pode usufruir ou não dele ainda porque temos pessoas que não podem acessar esses aparelhos tecnologicos pois com todos esses pros que tem a globalizaçao ela ainda exclui uma classe, a baixa.
Rafinha cresceu no meio da tecnologia, no que é muito bom por um lado mas pode drejudicar no outro porque as vezes como tudo é tao facil acabam atrapalhando no seu desenvolvimento social e estudantil, pois suas pesquisas não seram mais lidas e sim copiadas de algum site.
Tecnologia é muito bom mas temos que saber usa-la.

Elania Nascimento do rosario

Anônimo disse...

A Internet na Vida do Homem


No mundo moderno de hoje muito se tem falado no uso eficaz da internet, com o avanço da tecnologia o homem tem possibilidades de se conectar com as pessoas em diversas partes do mundo, através do messenger, orkut e outros sites disponíveis que proporcionam à todos diversos serviços para a compra de produtos variados.
Os jovens são os maiores internautas, pois esta fase proporciona um interesse maior em explorar os novos avanços tecnológicos. Eles utilizam sites de bate- papo, de compras de lojas variadas do mercado , enfim os jovens estão atualizados bastante pois na adolescência precisam se auto afirmar na sociedade e somente dessa forma poderão conectar- se com outras realidades sociais . Todo esse conhecimento tem seus lados positivos e negativos, pois alguns jovens tendem a se enveredar pelos prazeres do crime que vão desde temas como pedofilia, crimes financeiros através de hacker entre outros, porém cabe aos pais estarem atentos aos filhos no uso abusivo da internet, verificando o que eles pesquisam e com quem os mesmos se comunicam.
Fica aqui a dica à todos os internautas de plantão, façam uso da internet para fins extremamente benéficos ao homem pois somente assim conseguiremos formar uma sociedade mais ajustada e saudável na convivência social.
Josyanne Alves