Este é blog do NTE Altamira - espaço destinado à pessoas que se interessam por educação e tecnologia, utilização de práticas pedagógicas aplicadas à educação através do uso das diversas tecnologias existentes.

quinta-feira, 31 de maio de 2012


Orientações para elaboração de projetos para espaços pedagógicos (sala de informática)
Seguindo orientações da SEDUC, os professores que serão lotados em Laboratórios Multidisciplinares, bibliotecas e salas de informática deverão fazer um projeto que venha contemplar os alunos, professores de sala de aula e a comunidade escolar.
De acordo com as orientações da SEDUC, portaria vigente 023/2011 há necessidade de anexar uma cópia do contracheque e o diploma dos professores que serão lotados e dos que já estão lotados.
Tópicos do projeto:
  1. Apresentação
  2. Introdução
  3. Justificativa
  4. Objetivo Geral
  5. Objetivos Específicos
  6. Público Alvo
  7. Metodologia
  8. Recursos e Materiais
  9. Cronograma de Atividades
  10. Proposta de relações das atividades experimentais desenvolvidas no Laboratório.
Levando em consideração a portaria supracitada, entre as ações propostas no projeto compete ao profissional que será lotado nos espaços pedagógicos:
  • Elaborar e implementar projetos pedagógicos na área de sua atuação;
  • Planejar e organizar as atividades, por turma, através de cronogramas de trabalhos a serem realizados nos laboratórios, levando em conta o conteúdo programático da disciplina e outras consideradas importantes para a formação do estudante;
  • Organizar, catalogar e controlar as remessas de material e/ou equipamentos recebidos para o laboratório;
  • Promover reuniões periódicas com os professores que utilizam o laboratório, no sentido de estabelecer uma relação integrada;
  • Manter a articulação com os núcleos: pedagógico, administrativo e de apoio administrativo da unidade de ensino;
  • Apresentar relatório semestral das atividades desenvolvidas à direção da unidade de ensino.
A título de sugestão pode-se incluir ações como feiras científica/tecnológica/cultural entre outros eventos que envolvem a escola e que os laboratórios estarão à frente do processo.
Informações necessárias para relatório:
  1. NOME DA INSTITUIÇÃO
  2. ESCOLA
  3. MUNICIPIO
  4. PROFESSORES LOTADOS
  5. OBJETIVOS
  6. METODOLOGIA – Plano de Ação
  7. METAS PREVISTAS
  8. METAS ALCANÇADAS
  9. DIFICULDADES ENCONTRADAS
  10. RESULTADOS OBTIDOS
  11. AVALIAÇÃO DO PROJETO
Obs.: O relatório visa avaliação anual de desempenho previsto no inciso V do Art.11 da Portaria de Lotação Nº023/2011.





terça-feira, 22 de maio de 2012

Premiação para trabalhos com as TIC no currículo escolar



Premiação para trabalhos com as TIC no currículo escolar

A Fundação Telefônica |Vivo vai reconhecer globalmente os educadores inovadores que utilizam as TIC com estudantes de 3 a 17 anos.
O Prêmio Fundação Telefônica de Inovação Educativa, dirigido a docentes e alunos de centros escolares de todo mundo, consiste na realização de trabalhos com as TIC relacionados com os temas do currículo escolar.
Inscreva-se no Prêmio Fundação Telefônica de Inovação Educativa até 3 de JUNHO e concorra  a notebooks, câmeras, tablets, lousas digitais e muito mais!


quinta-feira, 17 de maio de 2012

NTE VAI À UEPA


 O NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL  DE ALTAMIRA   - NTE- fez-se presente no Seminário de Tecnologia da Universidade do Estado do Pará - UEPA - Campus Altamira, que teve como tema "As Tecnologias na Educação frente ao desenvolvimento sustentável", no período de 18 a 20 de abril de 2012.
A UEPA buscou a parceria do NTE, que disponibilizou seus formadores para palestrarem e ministrarem oficinas. Na abertura, o formador Domingos de Morais fez um discurso sobre o tema. Nos dias 19 e 20 de abril, Fabrício Malveira ministrou a Oficina "Google Docs" e Inês Trevisan ministrou a Oficina "Avaliação de software educacional". 
Desta forma, o NTE colaborou com a comunidade da referida Instituição, oferecendo conhecimentos sobre as ferramentas tecnológicas e a compreensão política da tecnologia associada à sustentabilidade na região, contribuindo para a formação tecnológica do público presente.