Este é blog do NTE Altamira - espaço destinado à pessoas que se interessam por educação e tecnologia, utilização de práticas pedagógicas aplicadas à educação através do uso das diversas tecnologias existentes.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Treinamento Portal Escolar




Foi realizado nos dias 25 e 26 de novembro de 2010 no NTE Altamira a 1ª Oficina de Portal Escolar, na oportunidade apresentamos alguns recursos tecnológicos que podem contribuir para a melhoria da qualidade na educação pública da região através de novas práticas pedagógicas possíveis com a utilização desta ferramenta. O público atendido nesta formação foram os professores dos municípios de Altamira, Brasil Novo, Senador José Porfírio, Porto de Moz e Anapú. A equipe do NTE Altamira parabeniza a todos os participantes pelo empenho e dedicação. (Texto: Prof. Fabricio)

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Curso Mídias na Educação

A UFPA, através da FACOM, e a SEDUC, através da CTAE, farão a certificação dos cursistas que concluíram com êxito o ciclo básico e intermediário (nível de extensão). A FACOM ministrará oficinas com carga horária de 20 h nos pólos onde ocorreram os encontros iniciais em 2008. As vagas são garantidas para todos os cursistas do curso Mídias na Educação, mas a depender do local/espaço destinado às oficinas poderá haver uma cota para professores lotados em salas de informática da rede estadual e municipal que não estejam no curso.

Para cada pólo é destinado uma única oficina que contempla um dos módulos do curso.

As oficinas duram três dias, totalizando 20 h de atividades, no último dia da oficina, no período da tarde, ocorrerá a cerimônia de certificação dos concluintes com a presença do representante da FACOM/UFPA, da Coordenação do Mídias na SEDUC e/ou da Coordenação da CTAE.

Nos pólos Altamira, Santarém e Tucuruí, a CTAE e os NTEs também farão a premiação do II Concurso de Blogs na fase regional destes pólos, no mesmo local da certificação.

Os NTEs são parceiros nesta ação, divulgando nos blogs e fornecendo o suporte técnico das oficinas, agendamento de local adequado junto com a CTAE e UFPA.

Vejamos as datas e oficinas:


DATA

LOCAL

AÇÃO

03, 04 e 05/NOV

TUCURUÍ

OFICINA DE VÍDEO(MODULO TV E VIDEO) E CERTIFICAÇÃO

08, 09 E 10/NOV

MARABÁ

OFICINA DE HQ(MODULO MATERIAL IMPRESSO) E CERTIFICAÇÃO

11 e 12/NOV

REDENÇÃO

CERTIFICAÇÃO

22, 23 E 24/NOV

ALTAMIRA

OFICINA DE RÁDIO(MODULO RADIO) E CERTIFICAÇÃO

25, 26 E 27/NOV

SANTARÉM

OFICINA DE VÍDEO E CERTIFICAÇÃO

29,30/NOVe 01/DEZ

CASTANHAL

OFICINA DE PRODUCAO DE MATERIAL CERTIFICAÇÃO

02, 03 e 04/DEZ

BRAGANÇA

OFICINA DE VÍDEO E CERTIFICAÇÃO

6 , 7 e 8/DEZ

ABAETETUBA

OFICINA DE PRODUCAO DE MATERIAL IMPRESSO E CERTIFICAÇÃO

13/14 E 15/DEZ

BELÉM

OFICINA DE MÍDIAS MÓVEIS E CERTIFICAÇÃO


A Oficina em Abaetetuba deverá ter sua data alterada em virtude do feriado de 08 de dezembro. A nova será informada em breve.

Em Redenção não haverá oficina, os cursistas poderão fazer a oficina em Marabá.

Informamos ainda que o Curso Mídias em nível de Especialização devera ser iniciado em fevereiro de 2011. A seleção será regulamentada de acordo com a resolução do curso. Na cerimônia de certificação serão dadas maiores informações aos cursistas.

Em novembro deveremos publicar post informando o local das oficinas e disponibilizando o download do modelo de pré-projeto(da FACOM/UFPA) para seleção do curso que devera ser enviado em dezembro para email do seletivo. O resultado da análise dos pré-projetos devera ser publicada no final de janeiro de 2011.


_____________________________________________

Dica:

Cursistas comecem a pensar na sua sala de aula, sua escola como a principal fonte de pesquisa, em como as tecnologias estão sendo utilizadas nos ambientes pedagógicos! Os pré-projetos deverão estar voltados para pesquisas nas temáticas dos módulos estudados no curso, para as questões que vocês vivenciam nos usos das tecnologias na educação: o computador, a TV e o Vídeo, Radio, Material Impresso e ate mesmo as Mídias Moveis! Boa justificativa de pesquisa, pesquisas que contribuam para a melhoria das tecnologias na educação (em sua realidade), metodologia clara, fundamentação teórica consistente com o tema

Postaremos aqui no blog algumas dicas para a elaboração do pré-projeto que poderão ser úteis aos cursistas.

Texto: Aurea Albuquerque e Denise Mesquita.

Imagem extraída em Google Images

Extraído do blog da CTAE