Este é blog do NTE Altamira - espaço destinado à pessoas que se interessam por educação e tecnologia, utilização de práticas pedagógicas aplicadas à educação através do uso das diversas tecnologias existentes.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Concurso de Blogs Educativos

Estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Blogs Educativos de Altamira e Região.


“A informática educativa possibilita muitos caminhos para que o professor realize suas aulas de uma forma interessante, diante do mundo tecnológico em que vivemos. Dominar técnicas de informática, para assim aplicá-las á educação é um dos grandes desafios de hoje, para os profissionais da educação. Muitos recursos são utilizados para que se obtenha êxito na aprendizagem, em especial o que iremos tratar neste artigo oferece muitas possibilidades de desenvolvimento das potencialidades humanas: o Blog...”

Continue lendo o artigo - A UTILIZAÇÃO DO BLOG NA EDUCAÇÃO - Margarida Elisa Ehrhardt Ferreira

Serão premiadas as categorias: Blog da escola, Blog do Professor e Blog do Aluno. E os vencedores de cada categoria terão a oportunidade de participar da etapa estadual, também com direito a premiação e certificado de participação.


Para ler o edital clique na logomarca do concurso na barra lateral direita.


Para se inscrever CLIQUE AQUI e preencha o formulário.


Qualquer dúvida entrar em contato com o professor Fabrício, organizador da etapa regional (Pólo NTE Altamira).

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Projeto Aluno Integrado

O Núcleo Tecnológico de Altamira - NTE - em cumprimento com as suas responsabilidades acompanha e orienta as ações do Projeto Aluno Integrado. Estamos realizando uma força tarefa para resgatar os alunos matriculados no referido Curso. Na semana que correspondeu ao período de 23 a 27/08/2010 estivemos mantendo contato e atendimento individualizado a esses alunos, juntamente com suas tutoras. Na oportunidade, solucionamos problemas de bloqueio de senhas e nome de usuários; também detectamos as dificuldades enfrentadas por eles no que se refere ao acesso e a navegação na Plataforma, e ainda, orientações a respeito da elaboração e execução das atividades propostas pelo Curso Aluno Integrado.

Durante os dias 27, 28, 29 e 30/08 estaremos convocando pela mídia local (televisão) todos os alunos para um encontro presencial.

No dia 31/08 estaremos realizando um encontro presencial cujo objetivo é promover a interação entre os alunos ativos no curso e aqueles que ainda não tiveram acesso à Plataforma, compartilhando as experiências vivenciadas e motivando os demais colegas a permaneceram no Curso.

Ainda neste encontro, faremos a divulgação do edital sobre o Programa de Inclusão Digital Navegapará/Infocentros, orientando os estudantes para o cadastro de reserva de Monitores para os infocentros do Programa Navegapará.

Texto publicado por: Sildenira de Fátima, Luzilene e Sheleide.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mídias na Educação

As turmas de 2007 e 2008 devem ingressar no nível de Especialização no inicio de 2011 após a aprovação do projeto que se encontra tramitando na Câmara de Ensino da UFPA.
Os cursistas egressos da turma de 2008 deverão receber os certificados do ciclo básico e do intermediário a partir de outubro deste ano em cerimônia a ser realizada em seus pólos. Ainda este ano acontecerão várias oficinas nos pólos onde ocorreram os encontros iniciais e finais do ciclo básico.
A CTAE/SEDUC e a FACOM/UFPA estabeleceram uma parceria desde a primeira oferta do curso. E a grande maioria dos cursistas do Mídias são professores da rede pública de ensino do Pará. Esta parceria reestabeleceu-se para que possamos dar continuidade ao Curso Mídias em mais de 20 pólos do Estado. E em setembro próximo iniciarão novas turmas do Curso Mídias em Educação – Nível de Extensão para aqueles professores que se inscreveram na Plataforma Freire em 2009.
Adaptação do texto de Aurea Albuquerque (SEDUC/CTAE/PROINFO, Otacilio Amaral(UFPA) e Debise Mesquita(SEDUC/CTAE).
Mais informações em
http://ctaeseducpa.wordpress.com

terça-feira, 17 de agosto de 2010

4º Concurso de Desenho e Redação da CGU

“Como será o futuro do Brasil com o dinheiro público bem aplicado?” Essa é a pergunta apresentada aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, de todo o país, como tema do 4º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU). O concurso visa a despertar nos estudantes o interesse pelo controle social, a ética e a cidadania por meio da promoção da reflexão e do debate no ambiente escolar.
As escolas interessadas em participar do Concurso deverão acessar o site Criança Cidadã – Portalzinho da CGU no endereço eletrônico www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos, onde encontrarão o material de divulgação, o regulamento do concurso, a ficha de inscrição e os formulários de realização dos trabalhos.

Os desenhos concorrerão nas categorias 1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano do ensino fundamental. Já as redações serão divididas nas categorias 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano do ensino fundamental, Ensino Médio (1º ao 3º ano) e Educação de Jovens e Adultos.

Premiação:
Os primeiros colocados de cada categoria receberão certificado e um computador; os segundos colocados, certificado e uma máquina fotográfica digital; e os terceiros, certificado e um aparelho de DVD. Os professores dos primeiros colocados também ganharão um computador.
As escolas responsáveis pelos três melhores planos receberão, cada uma, um computador, uma máquina fotográfica digital e um aparelho de DVD, além de certificado e troféu.
As escolas que elaborarem estratégias para sensibilizar e mobilizar seus alunos em torno do tema do concurso também poderão concorrer ao título de Escola-Cidadã.

A avaliação dos trabalhos será feita por Comissão Julgadora, a ser designada pela CGU, e o anúncio dos melhores em cada categoria ocorrerá até 19 de novembro de 2010. Os prêmios serão entregues pessoalmente aos vencedores, no mês de dezembro de 2010, por ocasião das comemorações do Dia Internacional Contra a Corrupção.

Mais informações
www.cgu.gov.br/concursos
www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos

Encontro dos Multiplicadores dos NTEs

Nos dias 04, 05 e 06 de agosto, os professores multiplicadores dos NTEs da capital e dos municípios de Ananindeua, Altamira, Benevides, Bragança, Castanhal, Marabá, Redenção, Santarém e Tucuruí, reuniram-se em Belém, no auditório do NTE Prof. Washington Luís para o Encontro dos Multiplicadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional-NTE.

A Coordenação de Tecnologias Aplicadas à Educação-CTAE esteve conosco durante esse encontro, onde houve discussões, reflexões e socialização dos avanços das atividades realizadas pela CTAE e os NTEs.

Houve palestras sobre o Portal do Professor, Rádio Escola, informes administrativos, oficina sobre a lousa digital e ferramentas tecnológicas que contribuirão para melhorar o processo de implantação das Tecnologias Educacionais no Estado do Pará e garantir uma melhor educação aos estudantes da rede pública estadual.

Cada NTE expôs o cronograma de atividades, dificuldades e soluções referentes às atividades realizadas durante o 1º semestre. Discutimos sobre o concurso de “blogs” e outras atividades a serem realizadas durante o 2º semestre deste ano.

Deixamos nossos agradecimentos e parabéns ao Profº Luís Cavalcante, Profº Marcelo Carvalho, Profª Áurea Albuquerque, e à equipe do NTE Prof. Washington Luís.

O encontro foi valiosíssimo! Abraços e sucesso aos colegas multiplicadores!

(Texto por: Luzilene Reis)