Este é blog do NTE Altamira - espaço destinado à pessoas que se interessam por educação e tecnologia, utilização de práticas pedagógicas aplicadas à educação através do uso das diversas tecnologias existentes.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

PROGRAMA ALUNO INTEGRADO

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE ALTAMIRA

INSCRIÇÕES ENCERRADAS


PROGRAMA ALUNO INTEGRADO – INFORMES GERAIS

1.O que é o Programa Aluno Integrado?

É um programa do MEC cuja proposta prevê a Qualificação de Alunos da Rede Pública em Tecnologia Digital.

2.Quem elaborou o programa?

O programa foi desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância – SEED e Secretaria de Educação Básica – SEB, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais – LabTime. No Estado do Pará, a instituição que coordena o programa é a SEDUC através da CTAE(Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação) com o apoio dos NTEs que orientam as ações do programa nos municípios.

3.Quais os objetivos do Programa Aluno Integrado?

O curso visa maior participação dos alunos, a fim de dinamizar as atividades escolares e valorizar o protagonismo juvenil, promovendo a inclusão social e a profissionalização.

Outros objetivos do programa são:

- promover oportunidades de expansão e troca de informações e de conhecimentos entre os diversos atores participantes;

- possibilitar que as escolas agreguem esses conhecimentos e mobilizem seus integrantes a fim de intensificar o uso do laboratório de informática e, assim, a inclusão dessa escola na sociedade em rede;

- potencializar sua inserção no mercado de trabalho.

4.Quantas vagas serão ofertadas?

Este ano de 2010 serão ofertadas 100.000 vagas em todo o país e o curso está previsto para iniciar em 27 de maio de 2010. No Pará serão ofertadas 4040 vagas. Para a região do NTE Altamira foram disponibilizadas 300 vagas.

5.Como será o curso?

Os alunos selecionados precisam ter acesso à laboratório de informática, com internet; no caso, os alunos selecionados utilizarão o laboratório da escola.

- o curso será todo na modalidade a distância, sendo que haverá um encontro presencial obrigatório, com carga horária de 8h;

-o cursista receberá certificado de extensão da Universidade Federal de Goiás;

-o curso terá 5 (cinco) módulos: Introdutório, Hardware, Sistemas Operacionais, Manutenção de Computadores, Aplicativos.

-São 180 h de curso, durante 05 meses.

6.Quem organiza e orienta o Programa em Altamira?

O NTE Altamira a partir das orientações do MEC e da CTAE/SEDUC.


7.O aluno receberá bolsa?

Não. Mas serão selecionados prioritariamente os alunos que participarão do Projeto Aluno Argonautas que recebem bolsas pelo Projeto Portas Abertas e alunos que já participaram do Aluno Integrado em 2009.

8.Quais são os critérios para a seleção de alunos?

-Ser aluno regularmente matriculado na rede estadual de ensino

-Estar cursando a partir da 8ª série(podendo participar inclusive alunos da EJA);

-Ter no minimo 15 anos de idade( não há idade máxima)

Texto: NTE Bragantino (Com adaptações)

quarta-feira, 7 de abril de 2010

I SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

“A tecnologia como instrumento na formação sócio-educativa”, este é o tema do I Seminário de Tecnologia na Educação Escolar sob a coordenação do NTE- Núcleo de Tecnologia Educacional com apoio de parceiros como: CREDPARÁ, SEMEC, UFPA, UEPA. Realizado no período de 25 a 26 de março de 2010, no Centro de Convenções. O evento possibilitou não só a participação mas a sensibilização de educadores, quanto ao uso das tecnologias, de toda a Região do Xingu como, Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Anapu.


A finalidade deste I seminário de tecnologia foi estimular o professor da Educação Básica de todas as áreas do conhecimento, a utilizar as tecnologias em sua prática pedagógica. Contribuindo, assim, para a formação do educador quanto ao uso das tecnologias no processo educativo. Considerando as dificuldades que os professores têm em ministrar suas aulas inserindo o recurso das tecnologias, este seminário sobre a tecnologia na escola veio contribuir nesse sentido. Os organizadores disponibilizaram aos mesmos atividades como palestras, discussões, relatos de experiências com projetos e oficinas que os levaram a refletir a necessidade em interagir com as tecnologias de informação e comunicação, também na educação, haja vista, que essas ferramentas fazem parte do cotidiano do homem contemporâneo e a escola não pode fugir a esse contexto.


Os temas abordados foram dois: “A influência da Tecnologia no cotidiano Escolar e sua aplicabilidade na sala de aula” ministrada pela professora mestra Daniela Noal (UFPA) que abordou de forma crítica a necessidade do professor inserir, em sua prática, a tecnologia.

E “O Docente e a sociedade do conhecimento: necessidade de educação continuada – EaD” ministrada pelo professor Doutor Paulo Lucas da Silva (UFPA), que expôs de forma agradável e crítica a questão da EaD que tem avançado, na educação.


Também foram relatadas experiências exitosas de professores que realizaram projetos em sala de aula como o da EEEM Brasil Novo, os professores relataram o projeto “Assoreamento de Igarapés no Município de Brasil Novo”, este trabalho já foi apresentado até na Tunísia (África).



O Professor José Marcelino, da EEEM Polivalente expôs sua experiência com Rádio Escola e Blog Educacional.

Os Debates sobre os temas ministrados e o Bate-papo sobre “Gestão dos espaços da Tecnologia na escola” os educadores manifestaram a preocupação de como estão sendo utilizados os espaços tecnológicos. A Secretária de Educação do Município, professora Nilcéia Moura, informou que o município tem vários espaços tecnológicos e que nos mesmos estão lotados professores especialistas ou técnicos e que as salas de informática funcionam conforme a proposta da escola.

As Oficinas envolveram diversos temas relacionados ao uso das tecnologias de comunicação de forma pedagógica, este foi o momento mais esperado pelos professores que estavam ansiosos para a realização das mesmas. Os temas foram: Ensino da Matemática Dinâmica: introdução ao uso do Geogebra, Construção de Blogs Educacionais, Aprendendo e Ensinando com sites Educacionais, Projeto Aprendizagem com o uso da tecnologia, Celular: uma ferramenta Educativa, Construindo conhecimento pelas ondas do Rádio, Vídeo/filmes na sala de aula, Jornal na escola: interação e construção, Sites de relacionamentos: um novo olhar sobre as relações interpessoais e Conhecendo a Plataforma Linux.


O resultado desejado, que era estimular os professores a usarem as TICs, foi contemplado, pois os Educadores ficaram muito satisfeitos com o evento e solicitaram que trabalhos como esse fosse realizado com mais frequência. As sugestões já foram incluídas no Planejamento do NTE.

Agradecemos a todos que colaboraram de alguma forma para que o I seminário de Tecnologia na Educação Escolar fosse realizado e obtivesse os resultados alcançados.

Apresentação cultural da Escola de Ballet Nathyanne Diniz


Materiais de apoio utilizados durante o seminário e oficinas

Downloads

Slide - Oficina Jornal na Escola

Apostila - Oficina Matemática - Geogebra

Slide - Oficina de Projetos

Slide - Oficina uso do Celular

Palestra Prof. Dr. Paulo Lucas / UFPA

Slide - Sites de Relacionamentos