Este é blog do NTE Altamira - espaço destinado à pessoas que se interessam por educação e tecnologia, utilização de práticas pedagógicas aplicadas à educação através do uso das diversas tecnologias existentes.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Aprendendo com as TIcs - 3ª unidade

Unidade 3 - Práticas pedagógicas e mídias digitais

Acesse aqui: Conteúdo do Curso:

Atividade 3.1 - Assista ao vídeo: Saltos no Tempo.

Reflita:

Esse trabalho do Professor Lucas com o Bloco do Passo inspira alguma idéia de como trabalhar na escola? E para o trabalho com tecnologia, traz alguma idéia?

Considere o seguinte aspecto: cada um dos participantes do Bloco do Passo faz um movimento diferente para que o trabalho seja o que é. Será que com computadores podemos fazer coisa semelhante, delegando a cada membro de um grupo uma tarefa diversa e chegando a um trabalho que é de todos e de cada um? Será que faz sentido desenvolver na escola um trabalho que resultará em aprendizagens e experiências diversas para os diferentes alunos? Quase a mesma questão colocada sob outro prisma: será que alguma vez todos os alunos de uma mesma turma aprendem as mesmas coisas?

Orientações para postagens:

Crie um texto de no máximo uma página e poste na Biblioteca (material do aluno). Tema: atividade 3.1. Subtema: “Vídeo: Saltos no Tempo”. Leia o trabalho de seus colegas e comente-os no “fórum”.

Atividade 3.2: Conhecendo repositórios de material digital

Esta atividade inclui um passeio por alguns sites na Internet e pelo material que está nos computadores em sua escola para explorar o que há em forma de vídeos, arquivos de som e de imagem nesses lugares. Se você tem acesso à Internet na escola, ótimo poderá conhecer já estes sites ricos em material para nós, professores, e, em seguida, compartilhar com seus colegas as descobertas.

A sugestão é que cada um permita a si algum tempo para vagar, navegar livremente por estas páginas. Clique nos links procure coisas que possam ser interessantes para você ou para seus colegas. Depois sentem juntos e mostrem uns aos outros o que descobriram. Para isso, como a memória é fraca para guardar tanta informação nova, não se esqueça de ir anotando os endereços das coisas interessantes que encontrar. Se o fizer em um editor de textos em vez de fazer com lápis e papel, cada endereço será um link direto para a página. Com isso você não precisará digitar esses endereços complicados a cada vez que quiser visitar uma página. Além disso, já vai produzindo o material para o seu portfólio.

Orientações para postagens: Criar, no editor de textos, links com os endereços das páginas que foram interessantes para você. Postar na Biblioteca. Não se esqueça de adicioná-los ao seu portfólio.

Atividade 3.3 - Inserir imagens

Dicas: Se esta é a primeira vez que visita o Portal do Professor, passeie um pouco pelas diferentes áreas e clique em cada um dos botões que estão na página inicial. Veja que na seção “Espaço da Aula” há sugestões de como criar aulas explorando material digital. Veja se encontra boas idéias para seu trabalho ali. Pense em algumas aulas suas que poderiam estar ali para ajudar a outros colegas. Comente as aulas que gostar.

No link "Recursos educacionais" é possível encontrar produtos interessantes nas diversas áreas. A classificação destes produtos é feita por professores como nós e, nem sempre, percebemos todas as possibilidades de exploração de um produto que criamos. Por isso, você pode encontrar produtos que interessem a você que não estejam classificados como de sua área de interesse ou adequados às séries com que trabalha. Explore além da sua área de atuação e fará muitas descobertas como: a de encontrar e inventar usos variados para o que está ali. Isso também é autoria; sempre que inventar uma nova forma de usar algo que está no portal, coloque lá sua sugestão, certamente vai ser útil a outros.

Assim que tiver tempo, explore também um pouco do que há nos dois outros grupos. No Domínio Público, você encontra uma enorme coleção de textos literários, de Machado de Assis a letras de músicas de Chiquinha Gonzaga, passando ainda por literatura infantil e de cordel, entre outras.

Já no Rived, você encontra objetos de aprendizagem para diversas disciplinas. São produtos hipermídia que, com animações, textos, imagens paradas e algumas simulações, podem ser utilizadas em aula como elemento provocador ou para sistematizar conhecimentos. Não deixe de conhecer o que você tem em sua escola: pode ajudá-lo muito a fazer o trabalho com alguns conteúdos muito mais simples e interessante.

Não se esqueça de salvar o documento cada vez que o modificar. Não é muito trabalho, é só um clique no mouse ou pressionar duas teclas no teclado (CTRL e S) para proteger seu trabalho contra perdas desastrosas, irritantes e desanimadoras.

Orientações para postagens: Nesta atividade você vai comentar as aulas que gostou no Portal do Professor (Espaço de aula). Em “Recursos Educacionais” e na “TV Escola”, dê sua sugestão de como usar de outra forma algo que está no portal. Em “Domínio Público” você vai explorá-lo e comentar a sua importância na Educação. Poste na Biblioteca.

    Atividade 3.4: Compartilhando descobertas

    1.Reúna-se com alguns colegas e apresentem uns para os outros os objetos que descobriram.

    2.Ao fazer isso com os produtos da TV Escola, vão classificando esses objetos usando o padrão do Portal do Professor. Isso vai ajudar vocês quando quiserem procurar os mesmos objetos em outro momento. A finalidade de fazer isso em conjunto é para que idéias novas possam surgir: ao se reunirem educadores que tenham interesses diversos e atuem em diferentes disciplinas e séries distintas, devem aflorar muitas e diferentes visões. A diversidade, neste caso, pode trazer aumento de qualidade e de profundidade para as análises que fizerem.

3.Vocês podem fazer um documento único reunindo as observações de todos. Se fizeram seus registros no editor de textos, não terão muito trabalho para isso agora: basta copiar de cada um dos documentos individuais e colar em um coletivo. Será boa idéia, provavelmente, formatar o documento para seguir um mesmo padrão de organização em todos os comentários e registros. Façam assim, coletivamente, a classificação do que encontraram. Depois salvem esse registro na pasta de documentos de cada um para que todos tenham sempre acesso a uma cópia. A seguir, publiquem na Biblioteca, no tema "Avaliações de produtos multimídia”.

Lembrete: Não deixe de abrir o documento principal de seu portfólio e colocar lá um link para o documento que fez nesta atividade. Se estiver fazendo o curso com acesso à Internet e usando o e-Proinfo, será na Biblioteca. Se estiver trabalhando em rede local na sua escola, será na pasta que o formador definir com os cursistas.

Saiba mais:

Cineduc: http://www.cineduc.org.br/
Programa Cine-educação:
http://www.cineedu.com.br/
Kinema:
http://www.valeapena.org.br/kinema/
Mnemocine:
http://www.mnemocine.com.br/
Beatrix:
http://www.beatrix.pro.br/

Outras páginas na Internet que trabalham com produção de mídia digital:
Centro de Mídia Independente
http://www.midiaindependente.org/
Rádio Favela
http://www.radiofavelafm.cjb.net/1/
Rádio Livre:
http://www.radiolivre.org/
Rádio Lê:
http://www.ufmg.br/rede.le/radio/

Reflita: Uma apresentação eletrônica é um produto em que colocamos só o essencial do que estamos trabalhando. É um espaço de síntese e, por isso, contribui para o desenvolvimento desta capacidade por quem o usa. Ao criar a apresentação, na medida em que ela vai sendo desenvolvida, vai-se compreendendo cada vez melhor o que se
pretende apresentar. Muito do que se escreve ali, em um primeiro momento, é provisório, especialmente o título inicial. Depois, com a apresentação quase pronta, volta-se a ele e dá-se a forma final.

Esta é uma das características importantes de um programa de criação de apresentações para a educação. Mais do que colocar os alunos a assistir apresentações prontas, interessa levá-los a produzir as suas. Essa atividade contribui para que desenvolvam capacidade de análise e síntese e para que exercitem a reflexão sobre o que escrevem.

Quando assistem a uma apresentação, entendem o que seu criador pensou e como pensou. Quando criam as suas, pensam por si e constroem a sua própria compreensão do tema tratado, constroem seu conhecimento. E o fazem em interação com outros, na medida em que incorporam produções de terceiros (imagens, sons, textos etc.).

Aqui, mais uma vez, usar o que os outros fizeram dentro da sua síntese é uma forma de aprender em interação com a produção intelectual dos outros, diferentemente da cópia cega, automática, sem reflexão nem análise crítica.


Atividade 3.5: Apresentação hipertextual


1.Crie uma apresentação com o título “Proposta de atividade, esboço inicial”.

2.No primeiro slide, coloque um título (pode ser provisório) para a atividade que vai propor. Pode ser baseado no produto em mídia digital que escolheu utilizar.

    3.Em um segundo slide, cite o(s) produto(s) em mídia digital que vai utilizar e, a seguir, os outros recursos materiais que podem ser necessários. Não se esqueça de citar onde se encontra(m) o(s) recurso(s) digital(ais) que escolheu.

    4.No terceiro slide, faça uma breve descrição da atividade que imaginou. Não deixe de incluir a série ou séries para as quais pode ser proposta a atividade. Junto, faça referência ao que espera que os alunos aprendam com ela. Se ajudar, pode citar os componentes curriculares envolvidos e competências que deve desenvolver. Lembre-se, este é um produto em tópicos, rápido. Apenas cite os requisitos que parecerem mais importantes. Para uma discussão aprofundada, usamos um espaço de textos ou hipertextos.

    5.No último slide, insira o produto em mídia digital que pretende usar. Se for muito grande, coloque só um link para ele.

Obs.: Postar na Biblioteca (material do aluno). Tema: atividade 3.5. Subtema: Apresentação hipertextual.

Assista aos dois vídeos que se encontram no CD “Negros no Porão” e “Pau-Brasil”. São bem curtinhos e podem trazer boas idéias.



Atividade 3.6 - Planejando uma atividade usando mídias digitais.

Bem, vamos agora ao mais interessante de tudo: criar a atividade prática que vão realizar com os alunos. O encaminhamento é o mesmo que fizeram na unidade anterior, mas, desta vez, trabalhando com outro tema: as mídias digitais.

Obs.: Postar na Biblioteca (material do aluno). Tema: atividade 3.6. Subtema: Praticando com as mídias digitais.

Atividade 3.7 – Autoria de objetos hipermídia

Nesta atividade estarão estudando, tanto professores como alunos, como trabalhar com várias mídias (vídeos, fotos, sons, textos). Dependendo da forma que proponham a atividade e da turma com quem estejam trabalhando, pode ser interessante envolver os alunos também no processo de registro de como se desenvolve a atividade, convidando-os a fotografar ou gravar pequenos textos. Poderão, também, usar a produção de seus alunos em meio ao seu registro como exemplos do que produzem.

Sugestões para a atividade: Montar uma apresentação hipermídia para que, ao clicar em um texto ou uma imagem, o programa salte para outro slide em que haja outro texto e/ou outras imagens e som.

O que estamos propondo aqui é que você faça um exercício para que conheça os recursos do programa. O foco é sempre a sua prática como professor e como aprendiz. A intenção é que experimente as possibilidades para usá-las na apresentação em que vão relatar como se desenrolou a atividade que fizeram com os alunos. Nesta apresentação, podem incluir as fotos com o registro da atividade feita com os alunos. Podem também estimular os alunos a montarem as suas apresentações usando este recurso.

Obs.: Postar na Biblioteca (material do aluno). Tema: atividade 3.7. Subtema:. Autoria de objetos hipermídia.